Sindicato dos Gráficos: Negociação salarial não avança

Patrões não melhoram proposta de reajuste salarial apresentada nas primeiras rodadas de negociação.  

A 6ª rodada de negociação salarial com o Unigrafica, em 13 de janeiro de 2010, na sede da Federação das Indústrias do Ceará – FIEC, não trouxe resultado positivo para os trabalhadores do setor gráfico convencional e a cláusula do vale-alimentação continua sem definição.

Na audiência, Fernando Antonio da Gráfica Tiprogresso, comentou que se os trabalhadores quiserem repor as perdas salariais de 2009 terão que fazer concessões aos patrões. “Podemos dar um reajuste de 4,11%, mas os trabalhadores terão que dar alguma coisa em troca às empresas. É desejo dos patrões acabarem com o sábado livre dos gráficos definitivamente”, afirmou.

O que de fato os patrões estão oferecendo é achatamento salarial, pois, o reajuste salarial de 3,6% não repõe o poder de compra do trabalhador gráfico. O valor sugerido pelo patronal impede do trabalhador ter um aumento no poder de compra da família.

Para entender melhor

Das 5 cláusulas priorizadas pelo nosso Sindicato no decorrer das negociações, os patrões negaram:
VALE-TRANSPORTE (desconto de até 1%),

HORAS EXTRAS (remuneração da hora extra com 100% acima da hora normal),

CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL (os patrões estão querendo impedir que o sindicato dê melhores condições de atendimento aos trabalhadores)

LIBERAÇÃO DE DIRIGENTES EM DIAS DE REUNIÃO.

Para agendar

20 de janeiro: 7ª Rodada de Negociação com o Unigrafica, 14h na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) – Av. Barão de Studart, 1980 – Aldeota – Fortaleza.

23 de janeiro: Assembléia Geral para apreciação das propostas patronais. Ás 14h na sede do Sindicato dos Gráficos, Rua Floriano Peixoto, 2157 – bairro José Bonifácio.

Fonte: Blog A Voz do Gráfico