Ministro da Cultura inaugura nova sede da ABD-PI

O ministro interino da Cultura, Alfredo Manevy, acompanhado da presidente da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), Sônia Terra, inaugurou, na noite dessa sexta-feira (15), a nova sede da Associação Brasileira de Documentaristas/Secção Piauí (ABD-PI), reformada com recursos do Ministério da Cultura (Minc). A solenidade foi prestigiada pelo superintendente de Representação do Estado do Piauí em Brasília (DF), Roberto John, por vários cineastas, artistas e agitadores culturais piauienses.

O ministro e a presidente da Fundac descerraram a placa inaugural do espaço e visitaram instalações da ABD-PI, como a Sala Alan Sampaio, o Telecentro, a Sala de Aula e o Cine “Mais Cultura”, cujos equipamentos foram adquiridos igualmente com recursos do Minc. O Ministério da Cultura financia dois projetos executados pela ABD-PI: o Ponto de Cultura Audiovisual – ABD/Antares (em convênio com a Fundação Antares) e o Núcleo de Produção Digital “Fotógrafo José Medeiros”.

Alfredo Manevy reconheceu a importância do trabalho realizado pela ABD-PI no sentido da capacitação, produção e difusão de produtos audiovisuais, favorecendo jovens de baixa renda e em situação de risco e ainda produtores e profissionais independentes. Através do Núcleo de Produção Digital a entidade, fundada em 1989, tem se constituído em pólo regional de formação e produção de conteúdos para o cinema através de cursos de formação e capacitação de técnicos e realizadores.

Diamantes lapidados

“O Piauí é muito rico de talentos, o que precisa é oportunidade”, declarou Sônia Terra. “Isso vai oportunizar que os talentos sejam trabalhados”, acrescentou a presidente da Fundac sobre as ações financiadas pelo Minc e desenvolvidas pela ABD-PI. “São diamantes brutos que nós temos e estão sendo lapidados a partir desses investimentos, dessas ações.” Sônia Terra destacou o trabalho realizado pelo Ministério da Cultura através de vários projetos como os executados pela ABD-PI.

A presidente da Fundac citou ainda, entre as diversas ações culturais desenvolvidas no Piauí com o apoio do Minc, projetos como o “Cine Mais Cultura”, que está fornecendo kits necessários à implantação de salas de cinema; a modernização de bibliotecas; e a contratação de agentes de leituras cuja missão é difundir o livro e a leitura em todo o Piauí. “Só para citar algumas ações que irão ajudar a descentralizar, fomentar, fortalecer todo o trabalho cultural”, completou.

A parceria do Minc com o Governo do Estado também foi observada pelo ministro interino da Cultura. “É uma parceria que vem desde 2003”, avaliou Alfredo Manevy. “O governador Wellington Dias e o ministro Gilberto Gil – depois o ministro Juca Ferreira – trabalharam juntos. O Governo do Estado do Piauí sempre entendeu muito essa proposta de política cultural do governo Lula e sempre nos ajudou, na verdade, a ir além do que tínhamos inicialmente previsto.”