Lula: “Resultado da Confecom foi de uma sabedoria extraordinária”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou os resultados da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), realizada no mês de dezembro, em Brasília. Lula também aproveitou para criticar os empresários que se recusaram a participar da discussão.

Lula na Confecom

"Os grandes empresários não quiseram participar achando que seria uma guerra, mas, no fundo, o resultado foi de uma sabedoria extraordinária. Quem esperava divergência, (…) deve estar triste agora porque a conferência se deu num alto nível extraordinário", afirmou em entrevista coletiva após a assinatura dos termos de cooperação com as 12 cidades-sede da Copa de 2014.

Durante a preparação da Confecom, em agosto do ano passado, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação Brasileira de Internet (Abranet), Associação Brasileira de TVs por Assinatura (ABTA), Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner), Associação dos Jornais do Interior (Adjori) e Associação Nacional dos Jornais (ANJ) desistiram de participar da conferência por divergências sobre pontos que consideraram restritivos à liberdade de expressão.

A Associação Brasileira dos Radiodifusores (Abra), que representa a Band e a Rede TV!, e a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) continuaram no debate.

A Confecom aprovou 672 propostas discutidas por 1684 delegados, como a criação do Conselho Federal de Jornalistas e do Conselho Nacional de Comunicação, exigência do diploma de jornalismo para o exercício da profissão, controle social nas empresas de radiodifusão, mais rigor nas outorgas e concessões e diminuição do capital estrangeiro nos meios de comunicação, passando de 30% para 10% de participação.

Agora as propostas serão avaliadas pelo Congresso Nacional e pelo Poder Executivo, que analisarão o que pode virar lei ou orientar novas políticas públicas de comunicação para o País.

Fonte: Sindijorce / Comunique-se