Operação do Projeto Rondon tem início em Alagoas

Presidente do PCdoB em Alagoas, Eduardo Bomfim, convidado para a cerimônia de abertura da Operação Centro-Nordeste Alagoas do Projeto Rondon, realizada no Centro de Convenções de Maceió, na manhã deste domingo, 17/01.

Bomfim e Molion

Recebidos na solenidade de abertura do projeto do Ministério da Defesa pelo Comandante Pinto Sampaio, do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado sediado em Maceió, autoridades civis e militares e os mais de 300 universitários que participarão da Operação Centro-Nordeste Alagoas do Projeto Rondon, com trabalhos a se desenvolverem em vinte municípios do estado, no período de 18 a 31 de janeiro.

Segundo o General-de-Brigada Júlio de Amo Júnior, Coordenador Geral do Projeto Rondon, esta é a maior operação do Projeto Rondon desde seu reinício em 2005, com a participação de 1.216 universitários. Para ele, esse projeto pode ser um ponto de inflexão em nosso país, materializando a vontade de transformação do Brasil.

Para a abertura desta operação, que trouxe a Alagoas universitários de diversos estados do país, estiveram no Centro de Convenções de Maceió prefeitos de diversos municípios alagoanos onde atuarão os estudantes, o Prof. Eurico Lobo, vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, o Secretário de Planejamento do Estado, Sérgio Moreira, representando o Governador do Estado, o General-de-Exército José Elito Carvalho Siqueira, Secretário de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia do Ministério da Defesa, o Capitão de Fragata Carlos Henrique Vasconcellos Martins, Capitão da Capitania dos Portos de Alagoas, Eduardo Bomfim, Presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió, Maria Betânia Jatobá, Secretária adjunta do Trabalho de Alagoas, Marcos Gonçalves, gerente de Produção da Petrobrás em Alagoas, o Professor da UFAL, Luiz Carlos Molion, dentre outras autoridades e personalidades civis e militares.

Depois de ter sido suspenso por muitos anos e retomado em 2005, o Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população, buscando aproximar esses estudantes da realidade do País.

Segundo o General-de-Exército José Elito Carvalho, por determinação do Presidente Lula o número de universitários envolvidos no Projeto Rondon deverá aumentar até 3.000 no próximo ano. Neste ano estarão participando 2.400 estudantes, sendo cerca de 1.200 agora e os demais durante as férias do mês de julho. Para o General, o grande foco do projeto são os universitários que terão uma lição de vida que jamais esquecerão, enfatizando a grandeza do País, nação de grandes riquezas e potencial, com um povo unido por uma única língua.

De Maceió, Selma Villela.