Comitê Estadual define candidaturas em Alagoas

Reunido no último sábado, 16/01, no Museu da Imagem e do Som – MISA, em Maceió, o Comitê Estadual de Alagoas discute a conjuntura política e eleitoral e aprova candidaturas do PCdoB para as eleições de 2010.

Reunião Comitê Estadual

A mesa diretora dos trabalhos, formada pelo presidente estadual, Eduardo Bomfim, pelo secretário Sindical e de Movimentos Sociais, Sinval Costa, e pelo vice-presidente estadual, Marcelo Malta, propôs que fosse inicialmente dado o informe e discutidas as eleições para a FETAG em Alagoas, em que o Partido tomou parte, ocorrida no último dia 14.

Sinval Costa destacou que a chapa apoiada pela CTB teve um grande resultado, embora derrotada por apenas 23 votos, pouco mais de 7% do total de 311 delegados ao Congresso da Federação dos Trabalhadores da Agricultura em Alagoas.

Tanto o presidente da CTB em Alagoas, Gerivaldo Pontes, como os demais militantes que participaram do processo eleitoral, dentre os quais a combativa Cecília e Neto, fizeram a avaliação que a CTB, com apenas um ano de vida no estado, saiu fortalecida na disputa, além de ter aberto espaço junto a lideranças em diversos municípios e possível filiação à CTB de vários sindicatos dos trabalhadores rurais em Alagoas.

Segundo Alba Correia, a batalha na FETAG resultou em ganhos no campo político-organizativo. A CTB em Alagoas está num grande momento para continuidade de seu trabalho, criando as condições para a apresentação de chapas às eleições de diversos outros sindicatos de outras categorias no estado.

Marcelo Malta, ao fazer uma intervenção e informe a respeito da coletiva de imprensa dada pelos partidos PT e PCdoB na manhã do dia anterior, destacou a influência que a mobilização obtida pela CTB nas eleições para a direção da FETAG, assim como a vitória do candidato eleito para a direção estadual da OAB, com o apoio e participação do PCdoB, tiveram no convite feito pela direção estadual do Partido dos Trabalhadores para a discussão de coligação entre as duas legendas para as eleições de 2010 em Alagoas.

Segundo Marcelo Malta, o anúncio feito pelo PT e PCdoB, de suas candidaturas ao Senado Federal, teve grande repercussão no meio político. Na entrevista conjunta, PT e PCdoB reafirmaram seu compromisso com os demais partidos que vem se reunindo para a composição de uma frente de apoio à candidatura de Dilma Roussef à sucessão do presidente Lula e para a apresentação de uma candidatura ao governo do estado, de oposição à reeleição do governador Téo Vilela (PSDB).

A novidade divulgada na coletiva foi a decisão dos partidos de apoiarem seus candidatos ao Senado, Eduardo Bomfim, apresentado pelo PCdoB, e o delegado federal Pinto de Luna, anunciado pelo PT.

Embora a frente de partidos que se prepara para marchar unida em 2010 possua outros pré-candidatos às duas vagas para o Senado, PT e PCdoB apoiam seus candidatos, considerando que é legítimo que haja mais de dois nomes concorrendo ao Senado, dentre os partidos unidos em torno das candidaturas à Presidência da República e ao Governo do Estado.

Ambos os partidos declararam seu apoio ao nome do atual Prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP), para o cargo de governador. Se ele se decidir por não ser o candidato, PT e PCdoB apoiam o nome do ex-governador Ronaldo Lessa (PDT).

Eduardo Bomfim fez uma intervenção sobre a conjuntura política nacional, destacando a importância das próximas eleições para os rumos do país e o retrocesso que acarretaria uma vitória do candidato do PSDB.

Na discussão das candidaturas do PCdoB em Alagoas, foi deliberado que o partido lançará o vereador de Delmiro Gouveia, Edvaldo Nogueira, à Assembléia Legislativa, dentre outras candidaturas a serem analisadas pela Comissão Política. À Câmara Federal foi deliberado que será lançado um nome da juventude, dentre outros a serem analisados pela Comissão Política. Arapiraca apresentou o nome de Carlos Alberto para a candidatura a deputado. Foi decidido que os nomes deverão ser analisados na próxima reunião da Comissão Política, para sua definição.

Foram propostas e aprovadas ainda a realização de um curso de formação sindical e a realização de um seminário para discussão do projeto eleitoral do PCdoB em Alagoas.

De Maceió, Selma Villela.