Piauí recebe Centro Cultural Banco do Nordeste

Apenas quatro estados do Nordeste possuem um Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). O Piauí agora é um deles. Desde 2004, o governador do Estado, Wellington Dias, “luta” e não mede esforços para trazer esse que promete ser um dos pontos de cultura mais importantes de todo o Piauí.

Segundo Sônia Terra, presidente da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), foram muitas as intervenções que o governo fez para trazer esse complexo cultural para o Estado. “Vários outros estados estavam interessados; a demanda era muito grande. Mas não medimos esforços. Buscamos esses contatos desde 2004 e foram muitas as intervenções que o Governo do Estado fez para trazer o Centro”, conta.

A assinatura do contrato de cessão de uso do imóvel que sediará o Centro Cultural do BNB em Teresina (CCBNB-THE) acontece na próxima segunda-feira (18), com a presença de representantes do BNB e da Superintendência do Patrimônio da União no Estado do Piauí.

O evento será realizado no Palácio de Karnak, às 17h, e contará com a presença de autoridades como o ministro interino da Cultura, Alfredo Manevy, do governador Wellington Dias, do presidente do BNB, Roberto Smith, e da presidente da Fundac, Sônia Terra.

Mais de R$ 6 milhões serão investidos no Centro Cultural do BNB

Com a cessão do imóvel (um antigo prédio do INSS, desativado há quatro anos), o BNB se responsabilizará por todas as benfeitorias e intervenções estruturais previstas para a implantação do novo centro cultural. Segundo Sônia Terra, será investido R$ 6,5 milhões na revitalização do prédio.

O equipamento oferecerá acesso gratuito a bens e serviços culturais, como teatro, cinema, biblioteca, espaço para exposições e oficinas de arte, a exemplo do que ocorre nos demais centros que o Banco mantém nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte (CE) e Sousa (PB).

Henilton Menezes, titular do Ambiente de Gestão da Cultura do BNB, disse que para definição do programa a ser implantado no CCBNB-THE, a proposta será discutida ainda com todos os segmentos da sociedade piauiense, a começar pela classe artística.

“A ação que o Centro Cultural Banco do Nordeste vai promover na região não se limitará as que ocorrerão naquele edifício ‘símbolo’. Queremos que a classe artística do Piauí possa se desenvolver de maneira adequada e possa ser reconhecida pela sociedade como algo que os representa”, afirmou.

Apresentações e ato festivo marcam solenidade

A programação do evento inclui, além da solenidade de assinatura do contrato, pela superintendente do Patrimônio da União no Estado do Piauí, Ana Célia Coelho Veras, e pelo presidente do BNB, Roberto Smith, palestras sobre o novo espaço e ato festivo com artistas locais.

Na ocasião, o arquiteto responsável pelo projeto de adaptação do prédio, José Capelo Filho, irá apresentar a maquete eletrônica com detalhes sobre a nova estrutura, enquanto Henilton Menezes abordará os conceitos que norteiam os centros culturais do BNB, cujas principais características são a formação de platéias e desenvolvimento profissional da classe artística.

Após as palestras, um cortejo formado por autoridades e artistas se dirigirá à sede do prédio na Rua David Caldas e em seguida para a Praça Pedro II, onde será montado palco para apresentação de artistas locais.

Estão previstas exibições de tradicionais grupos folclóricos, como o Calunga – de teatro de bonecos -, os afros Ijexá, Coisa de Nêgo e Maravi, além de performances circenses e show com cantores locais.

A ideia é que os artistas saúdem o projeto do novo Centro, que promete transformar Teresina em um palco de manifestações artísticas, valorizando a cultura local, e integrando-a a expressões culturais de outras origens e inserindo a cidade no circuito dos Centros Culturais do Banco.