Secretaria de Educação de Maranguape realiza jornada educativa

Durante quatro dias, gestores e professores participaram de discussões sobre os desafios da escola na nova década. A secretária de Educação do Estado do Ceará, Profa. Izolda Cela ministrará uma conferência.

Jornada de educação

Antes de retornarem às salas de aula para mais um ano letivo, os professores da Rede Municipal de Ensino de Maranguape terão um momento para refletir sobre os caminhos da educação do município. Estes profissionais e os gestores escolares participarão a partir de hoje, até sexta-feira, da Jornada Educativa 2010, que tem como tema “Os novos contextos educacionais e os desafios da escola na nova década”.

Segundo o Secretário de Educação do Município de Maranguape, Gilvan Paiva, o sentido da Jornada é mobilizar a comunidade escolar na melhoria dos indicadores educacionais, além de orientar os profissionais da Secretaria de Educação do Município de acordo com as diretrizes e sensibilizar a comunidade escolar para os novos contextos de ensino-aprendizagem.

Para alimentar estas discussões a Secretaria de Educação de Maranguape, organizou uma programação diversificada, focada em eixos principais. Foram convidados quatro palestrantes: a Profa. Izolda Cela, da Secretaria de Educação do Estado do Ceará fará uma conferência sobre “Os novos contextos Educacionais e os Desafios da Escola na Nova Década”; a Profa. Luiza de Teodoro ministrará palestra sobre “O Sentido da Educação”; já o Prof. Tancredo Lobo, trará o tema “O Significado do Planejamento e da Avaliação no Processo de Ensino e Aprendizagem”; no encerramento, o Prof. Edgar Linhares, Presidente do Conselho Estadual de Educação, falará sobre “O Foco na Aprendizagem e a Mudança dos Indicadores Educacionais”.

Na oportunidade, os novos servidores tomarão posse no Núcleo Gestor e em conjunto com os professores realizaram o planejamento para o ano letivo.

Programação

Segunda-feira (18/01)

8h – Apresentação Cultural- Cordão de Caroá
9h – Solenidade de Abertura
9h15 – Conferência: “Os novos contextos Educacionais e os Desafios da Escola na Nova Década” – Profa. Izolda Cela, da Secretaria de Educação do Estado do Ceará
10h – Posse dos Núcleos Gestores
13h – Planejamento com Núcleo Gestor

Terça-feira (19/01)

8h30 – Apresentação Cultural – Circo Escola
8h50 – Palestra 1: “O Sentido da Educação” – Profa. Luiza de Teodoro ministrará palestra sobre;
10h – Palestra 2: “O Significado do Planejamento e da Avaliação no Processo de Ensino e Aprendizagem – Prof. Tancredo Lobo,
13h – Planejamento com Núcleo Gestor

Quinta-feira (21/01)

8h30 – Apresentação Cultural: “Banda de Música de Maranguape Maestro João Inácio da Fonseca”
9h – Palestra: “O Foco na Aprendizagem e a Mudança dos Indicadores Educacionais”- Prof. Edgar Linhares, Presidente do Conselho Estadual de Educação
11h – Encerramento
13h – Planejamento com Núcleo Gestor

No dia 20 não haverá programação devido ao Feriado Municipal e no dia 22, a programação será o Planejamento nas Escolas.

Mais informações: Secretaria de Educação de Maranguape: 3369.9150

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Maranguape