Sem categoria

Políticas sociais voltadas à juventude são tema de livro

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança na próxima terça-feira (19) o livro Juventude e Políticas Sociais no Brasil, que aborda a inserção da temática juventude no âmbito das políticas sociais brasileiras. O livro Juventude e Políticas Sociais no Brasil parte de uma série de análises já conduzidas pelo Ipea e que foram atualizadas e aprofundadas para esta publicação.

A publicação apresenta uma abordagem ampla sobre a questão, recuperando os conceitos de juventude que têm servido como balizas operacionais para a atuação de governo e propondo a identificação das principais questões que afetam a juventude brasileira na atualidade.

O livro também faz uma análise dos avanços e das dificuldades da recente Política Nacional de Juventude, implementada no Brasil a partir de 2004. E analisa algumas características demográficas dos jovens brasileiros.

Também são abordadas as ações voltadas para a juventude que o governo federal executa nas várias áreas de corte social (como educação, trabalho, saúde, assistência social, cultura, segurança pública etc.), colocando em perspectiva a adequação entre os temas que interessam à juventude e a forma como as políticas sociais têm lidado com o público jovem em suas estratégias de atuação.

Estarão presentes ao lançamento o secretário nacional de Juventude, Beto Cury; a doutora Leila Chalub Martins, professora da Faculdade de Educação da UnB e coordenadora do Observatório da Juventude do Distrito Federal e Entorno da UnB; além do presidente do Ipea, Marcio Pochmann, e do diretor de Estudos e Políticas Sociais do Instituto, Jorge Abrahão de Castro.

Fonte: Ipea