Minha Casa, Minha Vida: Comissão vai monitorar programa

O Minha Casa Minha Vida, programa federal que visa construir um milhão de moradias para famílias com renda de 0 a 10 salários mínimos, será alvo de monitoramento por parte de vereadores de Fortaleza. Por meio de requerimento aprovado em 2009, será implantada este ano a Comissão de Monitoramento da Moradia.

A autoria da ideia é da vereadora Eliana Gomes (PCdoB). A vereadora critica o fato de as famílias cadastradas na Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), com renda entre zero e três salários mínimos, não terem tido nenhum retorno. “Os projetos já deveriam estar em curso. Até agora, o programa só tem funcionado para famílias que tem mais de seis salários mínimos.”

Para garantir a pluralidade da comissão, Eliana adianta que deve convidar vereadores de funções diversas para integrar o grupo. Ela citou os nomes da presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Cidadania, Eliane Novais (PSB), do presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, Joaquim Rocha (PV), e do presidente da Câmara, Salmito Filho (PT).

Visitas

Eliana Gomes também informou que a Frente Parlamentar dos Direitos da Mulher, da Criança e do Adolescente voltará aos locais visitados em 2009 para verificar se houve mudanças desde a apresentação dos diagnósticos elaborados. Os integrantes visitaram os seis conselhos tutelares de Fortaleza, equipamentos de atendimento a mulheres vítimas de violência e equipamentos de saúde que prestam serviços de prevenção e tratamento do câncer de mama.

Haiti 

A vereadora expressou sua solidariedade com a população haitiana, que sofreu os efeitos devastadores de um terremoto de grande proporção. Ela lamentou a morte da médica Zilda Arns, coordenadora nacional da Pastoral da Criança, que estava no Haiti ajudando a implantar a entidade no país.

Fonte: Câmara de Fortaleza