Projeto será desenvolvido no Lixão do Crato

Coletores de materiais recicláveis no Lixão do Crato serão assistidos pelo Projeto Senso de Respeito e Cidadania desenvolvido pelo Projeto Nova Vida e a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri (URCA). O projeto tem como objetivos fazer levantamento socioeconômico das famílias que sobrevivem do lixão; contribuir com campanhas educativas visando incentivar o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e o resgate da cidadania.

Estudantes dos cursos Economia, Enfermagem, Geografia, Ciências Sociais, História e Biologia da URCA foram selecionados para desenvolverem as ações no Lixão e nesta sexta-feira, dia 15, farão a primeira visita na localidade, com o intuito de conhecer a condições de trabalho e manter contato com as famílias.

O Projeto constará das seguintes ações: levantamento socioeconômico, treinamento do EPI, Oficinas de segurança no trabalho e primeiros socorros; direitos humanos e cidadania; educação libertadora; reciclagem e criação a partir de resíduos inorgânicos.

O Projeto é financiado pelas entidades alemãs Cooperativa AJUDA e Aktionskreis Pater Beda. O projeto conta ainda com a parceria do Coletivo Camaradas.

Do Cariri,
Alexandre Lucas