Luciana Santos visita APLs de confecções e de laticínios

A secretária de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Luciana Santos, visitou dois dos Arranjos Produtivos Locais mais importantes do estado. Em Garanhuns, cidade pólo do APL de Laticínios, a secretária apresentou o Plano de Ações da Sectma para a Pecuária Leiteira do Agreste. Em Caruaru, cidade pólo do APL de Confecções, também foi apresentado o Plano de Ação para este ano para empresários e gestores públicos da região.

luciana

Com uma produção diária de 1,3 milhão de litros de leite, os municípios que integram o APL de Laticínios – além de Garanhuns, Bom Conselho, Jucati, Pedra, Sairé, São Bento do Una e Venturosa – contribuem com um volume de vendas de R$ 189 milhões.

Nesse contexto, a secretária Luciana Santos apresentou cinco ações que o Centro de Laticínios terá para este ano de 2010. Na área de Gestão e Fortalecimento da Governança, elaborar o planejamento estratégico e o plano de ação anual do APL do Leite, apoiando o Comitê Estratégico da Pecuária Leiteira (CEPLEITE); na área de Educação Profissional, ofertar 60 vagas para um novo curso técnico de nível médio no eixo tecnológico de Produção Alimentícia; Em termos de Extensão tecnológica, atender empresas para a adequação tecnológica de processos e produtos, atendendo exigências normativas e legais do mercado interno e externo. Tarefa da maior importância, uma vez que existem na região cerca de 800 estabelecimentos informais, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento. Em termos de Inovação Tecnológica, o principal objetivo elencado pela Secretária Luciana Santos é desenvolver processos de melhoria da qualidade da água utilizada na fabricação dos produtos lácteos. "E, em termos de Empreendedorismo, a meta é qualificar 75 pequenas empresas de produtos lácteos em processos de formalização", afirmou Luciana Santos.

A secretária Luciana Santos ainda apresentou a proposta para o Parque Tecnológico e Cultural da bacia Leiteira de Pernambuco: instalar ainda este ano o Museu do Queijo de Coalho de Pernambuco, implantar um Centro Vocacional Tecnológico (CVT), instalar o Centro de Ciências do Agreste Meridional (CECIAM), instalar um Auditório de grande porte e integrar o Centro Tecnológico de Laticínios.

Em Caruaru, na visita ao CT da Moda, a secretária anunciou que a Sectma desenvolverá uma base de dados georreferenciada de lavanderias do APL da moda. Também faz parte dos objetivos ofertar o curso de especialização em Gestão Educacional , Educação Profissional e Tecnológica para professores e gestores da rede pública, aumentando a receita anual de serviços tecnológicos do CT da Moda. O curso de Lavanderia Industrial será mantido. Também faz parte das metas para 2010 da Sectma, segundo Luciana Santos, fortalecer os Centros Vocacionais de Confecção através da Rede Tecnológica da Moda

A secretária lembrou que “o Instituto de Tecnologia de Pernambuco é o responsável pela gestão de todos os APLs com o objetivo de integração, o que por sua vez é o resultado do modelo de gestão implantado pelo governo Eduardo Campos”.

Fonte: Site Secretaria de Ciência e Tecnologia de PE