Deputado apresenta PEC do Fundo Social em São Paulo

O deputado estadual Pedro Bigardi apresentou à Assembleia Legislativa um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) para garantir que 50% dos recursos oriundos do petróleo da camada pré-sal sejam destinados para Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia, com a criação do Fundo Estadual para o Desenvolvimento Econômico e Social no Estado de São Paulo. A proposta agora entrará em discussão e votação na Casa.

Para o deputado Bigardi, garantir recursos à educação é fundamental para assegurar novas e importantes descobertas científicas, como aconteceu recentemente com a própria camada pré-sal. “A área da educação no Estado carece de mais investimentos e com a criação desse fundo será possível oferecer melhor qualidade no ensino escolar e posteriormente formar competentes profissionais que auxiliarão no desenvolvimento do Brasil. Aliados a isso estarão os investimentos na área de ciência e tecnologia”, afirma.

Segundo o deputado, debater o desenvolvimento do país é imprescindível, desde que a questão do meio ambiente conste na pauta da discussão. “Essa PEC do Fundo Estadual destina recursos também à proteção do meio ambiente, fator que, com certeza, engrandece a proposta”, destacou Bigardi.

A PEC foi uma reivindicação feita pela União Estadual dos Estudantes (UEE-SP). O assunto é tema de campanha das entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), UEE, União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES) e Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG).

“A entrada desta PEC na Assembleia é uma vitória para os estudantes paulistas, pois permite que a questão dos recursos do pré-Sal seja amplamente discutida com toda a sociedade”, comemorou Carlos Siqueira, presidente da UEE-SP.

Merece destaque o empenho dos integrantes da UEE para colher assinaturas de parlamentares e garantir a publicação da PEC na Assembléia. "A UEE, por meio de seus dirigentes, participou ativamente da coleta das assinaturas e foram muito competentes nisso. Os estudantes trouxeram a proposta e sensibilizaram os deputados”, afirmou Pedro Bigardi, autor da PEC.