Patrões do setor gráfico faltam a 3ª rodada de negociação

No dia 05 de janeiro na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego aconteceu a 3ª Rodada de Negociação da categoria dos gráficos de jornais e revistas. Na negociação esteve presente o assessor sindical patronal, Ramon Esteves e o Sintigrace. Os patrões do setor gráfico de jornais e revistas, e o presidente do Sindicato Patronal, Mauro Sales, não compareceram na rodada, demonstrando desinteresse para com os trabalhadores.

Com as ausências, as negociações não avançaram. Até agora, os patrões apresentaram uma contraproposta retirando 22 cláusulas da Convenção em vigor e modificando mais 15, que estão em vigor desde 1989 e que já sofreram várias alterações. O que os patrões estão oferecendo é retirada de direitos e rebaixamento salarial.

As empresas do setor de jornais e revistas querem passar mais um ano sem reajustar os salários dos trabalhadores e, se deixarmos, irá retirar direitos adquiridos há mais de vinte anos que fazem parte da vida dos trabalhadores gráficos do setor de jornais e revistas.

Para relembrar:

– Ramon Esteves apresentou no ano passado uma falsa proposta de 7,5% para reajustar salários e pisos. Nossa categoria após ter aprovado o reajuste, foi informada pelos patrões que o reajuste era de apenas 7%. O fato provocou as paralisações no setor e impediu que a Convenção de 2009 fosse fechada.

– Os patrões estão oferecendo reajuste de 4% para pisos e salários; querem que os trabalhadores esqueçam as diferenças salariais de 2008; querem acabar com a função de intercalador (assim, os companheiros intercaladores não serão considerados gráficos não tendo direito a piso salarial e aos direitos garantidos na convenção); querem acabar com direitos de mulheres grávidas e a garantia de emprego para trabalhadores que estiverem próximo de se aposentar. Sem falar nas cláusulas de organização do Sindicato que eles também querem acabar.

Para agender

Dia 14 de janeiro, a partir das 9h30, na SRTE nova Rodada de Negociação entre o nosso Sindicato e o Sindicato patronal.

Fonte: Blog Voz do Gráfico