Protógenes Queiroz na Bahia: delegado debate ética na política

O delegado afastado da Polícia Federal, Protógenes Queiroz, estará em Salvador no próximo dia 13, em evento no Hotel da Bahia, a partir das 16h, para ministrar palestra sobre ética na política. O debate é promovido pela seção Bahia da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB e o Sindicato dos Médicos – Sindimed.

Filiado ao PCdoB desde setembro de 2009, Protógenes ganhou notoriedade ao conduzir operações de combate à corrupção e ao crime organizado. Um dos casos mais emblemáticos, a chamada “Operação Satiagraha” sobre desvio de verbas públicas e lavagem de dinheiro, levou à prisão temporária do banqueiro Daniel Dantas. Também sob o seu comando, a operação que prendeu o maior contrabandista do Brasil – o comerciante Law King Chong – e as investigações sobre remessas ilegais de dinheiro a paraísos fiscais, desviadas da Prefeitura de São Paulo nas gestões de Maluf e Celso Pitta.

“Protógenes é hoje protagonista de uma importante bandeira, que tem apelo junto à sociedade por reconhecer, na postura dele, a realização de um trabalho voltado a combater os desmandos da ordem econômica”, destacou o presidente da CTB/BA, Adilson Araújo. “E defender a ética na política está em sintonia com o propósito que defende o sindicalismo classista, de forma a permitir mais transparência, mais democracia e reforço aos órgãos fiscalizadores quem tem a obrigação de cumprir com dever cívico de preservar os interesses públicos. Porque dinheiro é para depositar na poupança; não pra colocar na cueca ou na meia”, arrematou.

Da redação local