Capela do Alto Alegre: prefeito faz balanço da gestão

Eleito prefeito de Capela do Alto Alegre, a aproximadamente 260 km de Salvador, com mais de 53% dos votos válidos, Claudinei Xavier Novato (PCdoB), ou simplesmente Dr. Nei, destacou o ano de 2009 como sendo de dificuldades e vitórias. “Os efeitos da crise mundial prejudicaram a arrecadação do município e transformaram o ano num grande desafio para a administração. Mesmo assim, comemoramos a superação de obstáculos e as boas expectativas para os próximos 365 dias”, afirmou.

Saúde, educação, segurança pública, infraestrutura e desenvolvimento sustentável foram áreas prioritárias neste primeiro ano de gestão. E os investimentos se revertem em dados concretos: Capela registrou o menor número de notificações de dengue entre os seis municípios integrantes da 17ª Diretorias Regionais de Saúde – DIRES. Em se tratando de segurança pública, não houve qualquer registro de homicídio na cidade em todo o ano.

A malha rodoviária ganhou o aporte com o encaminhamento das obras da estrada que liga Capela a Nova Fátima, já em fase de conclusão. “Estamos prevendo a inauguração, com a presença do governador Jaques Wagner, até o mês de fevereiro”, estima Dr. Nei, que também destacou as obras de pavimentação na sede e nos povoados. Ainda em termos de infraestrutura, foi instalada uma torre de telefonia celular, implantando telefonia móvel até então inexistente na cidade. E as comunidades remotas passaram a contar com sistema de energia elétrica e com abastecimento de água através de carros-pipa disponibilizados pela prefeitura.

Na área de educação, a prefeitura promoveu a 1ª Jornada Pedagógica do município, com o intuito de aprimorar as práticas pedagógicas aplicadas em sala de aula e de proporcionar a troca de experiências. Em paralelo, lançou o Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a EBDA – Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, exigindo planejamento para uso do solo em atividades agropecuárias, e promoveu um encontro com produtores de leite para o melhoramento genético da pecuária leiteira a partir do conhecimento e aplicação de técnicas e tecnologias específicas para o setor. “Esta ação do programa Nosso Ouro foi destaque na Expo-Feira; motivo de alegria, pois foi a primeira vez que um programa municipal de Capela é referência e modelo para outros municípios”, comemorou o prefeito.

O ano também foi marcado pela inauguração do Centro de Referência de Assistência Social, unidade pública integrante do Sistema Único de Assistência Social, destinado à prestação de serviços e programas sócio-assistenciais às famílias e indivíduos residentes em áreas com maiores índices de vulnerabilidade; e do novo fórum municipal, totalmente informatizado, conectado à internet e ligado ao Sistema Estadual de Acompanhamento Integrado de Processos Judiciais. “Foi um presente de final de ano á cidade”, declarou Dr. Nei.

Da redação local, com informações do site Calila Notícias