Jovens aprendem a fazer instrumentos musicais no Crato

Curso de Construção de Instrumentos será o terceiro curso do Projeto Fazendo Arte e que prevê ainda a realização de mais 11 cursos incluindo diversas linguagens artísticas.

O Projeto Nova Vida (Crato) irá realizar mais formação na área de artes, desta vez será a produção de instrumentos musicais e teoria musical. O curso será ministrado pelo luthier, arte-educador e coordenador da banda Sol na Macambira Jean Alex, e terá como monitores os músicos Carlos Cícero e Maricélio Santos, além do artista/educador do Projeto Nova Vida, Victor Brito que apoiará todo o processo de evolução do curso.

O curso faz parte do projeto Fazendo Arte que é desenvolvido pela instituição Nova Vida e busca oferecer à comunidade do Gesso e de outras localidades do Crato o maior número de linguagens artísticas, visando gerar uma maior aproximação com o universo da produção e circulação da arte. A intenção do curso é proporcionar formação sócio-cultural, através de ações de qualificação artística e fruição estética, objetivando combater os índices de violência, consumo de drogas e prostituição infanto-juvenil, fatores presentes na comunidade. O projeto facilita o acesso à arte e à cultura através de oficinas, debates e visitas aos espaços de circulação das artes (museus, galerias, teatro, cinema, centros culturais, ateliês e terreiros de brincantes).

Para o presidente do Projeto Nova Vida essa é uma grande oportunidade para que a juventude associe seus conhecimentos a uma prática efetiva. A coordenadora pedagógica do Fazendo Arte e integrante do Coletivo Camaradas, Fatinha Gomes destaca que o curso de Construção de Instrumentos e Teoria Musical trará para o público envolvido uma grande experiência no contexto musical, social e educativo. “O curso reunirá importantes noções de cidadania, humanidade, emancipação, numa perspectiva ideológica de transformação e aproximação do fazer artístico universal”, avalia.

Um dos intuitos do curso é a formação de um grupo musical baseado na estética da cultura popular. O Projeto Fazendo Arte tem como realizadores as instituições alemãs Aktionskreis Pater Beda, Kinder Missionswerk e a Missionswerk Die Sternsinger e o Projeto Nova Vida em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA), Secretárias Municipais da Educação e da Cultura, Coletivo Camaradas e SESC.

Serviço:

Curso de Construção de instrumentos e teoria musical

Início: 13/01/2009
Horário: Tarde
Local: Projeto Nova Vida
Informações: 88232474

Fonte: Blog Coletivo Camaradas