Vereadora Eliana Gomes enaltece avanços do Mandato

Para a vereadora Eliana Gomes (PCdoB), a produção intensa do seu mandato, no ano de 2009, foi resultado das demandas dos movimentos sociais de Fortaleza. Ela ressaltou que o programa Casa Bela, através de lei de sua autoria, tornou-se política pública para a cidade de Fortaleza. “Isso representou muito porque é uma política habitacional, não apenas construção de casas populares, mas inclui também a questão de reformas”, frisou.

Eliana Gomes na Tribuna

O Casa Bela, que se encontra no Plano Plurianual (PPA) da Prefeitura de Fortaleza já tem garantido R$ 4 milhões. Eliana Gomes destacou ainda a atuação da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, Criança e Adolescente que visitou cinco dos sete terminais de Fortaleza, hospitais, postos de saúde e conselhos tutelares, discutindo a questão de abuso sexual. Os parlamentares estão fiscalizando e propondo ações ao Poder Executivo.

Como vice-presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Cidadania, da Câmara Municipal, a vereadora salientou ter dado parecer em projetos importantes para a Cidade. Através de reuniões conjuntas, com a Comissão de Orçamento, Finanças, Controle e Fiscalização, ela disse que ajudou a apressar o processo de discussão e votação do orçamento de Fortaleza, exercício 2010. “Para isso, o funcionamento das comissões conjuntas foi de suma importância para a aprovação das matérias”, acrescentou.

Os desafios para 2010, segundo Eliana, ainda continuam. Ela cita que o Plano Diretor de Fortaleza precisa ser complementado. A Câmara Municipal deverá se debruçar em cima das Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS). “Não só a ZEIS do Lagamar, mas saber o que está faltando para que o Plano Diretor seja bem aplicado”, observou.

A vereadora quer discutir logo a partir do mês de fevereiro a locação social. Nos Estados do Maranhão (São Luís) e Pernanbuco (Recife) esse projeto está bem adiantado. Diante das primeiras chuvas que começaram a cair em Fortaleza, na opinião da vereadora, é motivo de preocupação, mesmo que a Capital não tenha tido vítimas fatais com relação a enchentes.

Fonte: Câmara de Fortaleza