Sindicato dos Gráficos projeta: 2010 será um ano de muitas lutas

No ano que está chegando, os trabalhadores gráficos devem continuar mobilizados para as lutas que virão. As Convenções Coletivas de Trabalho ainda não estão fechadas. No setor gráfico convencional estamos indo pra quinta rodada de negociação. Com tudo ainda indefinido. No setor gráfico de jornais a coisa está mais complicada. Além da Convenção Coletiva de 2009 não ter sido fechada, os patrões estão querendo, para 2010, retirar direitos e achatar salários.

Se para o bolso dos trabalhadores as coisas estão incertas, para o dos patrões o ano se mostra bastante promissor. A Confederação Nacional da Indústria – CNI (entidade dos patrões), que gosta de “chorar lágrimas de crocodilo”, está apostando em um crescimento da economia em torno de 5,5%. Para a indústria gráfica, 2010 será mais promissor ainda. Em ano de eleições e copa do mundo, os patrões sempre saem ganhando. Cabe a nós nos organizarmos pra ficarmos com uma fatia desse bolo.

O ano será decisivo para a redução da jornada de trabalho. Os parlamentares devem discutir a matéria ainda no primeiro semestre. Vamos marcar colado junto aos parlamentares cearenses para saber quem vai defender nossos interesses e quem será contra. Os patrões claro, vão se articular para a redução da jornada não passar. Mas os argumentos deles são fracos. Com o crescimento da economia e o amadurecimento da nossa sociedade, tá mais do que na hora de reduzir a jornada.

Para os gráficos do Ceará, 2010 será especial. Comemoraremos 80 anos de fundação do nosso Sindicato. As comemorações estão indefinidas, mas a data não passará em branco. Mais do que festejar, faremos uma reflexão sobre nossa condição de trabalhador gráfico. Valorização, respeito e dignidade são os desejos de nossa Categoria. Que 2010 seja o ano de partida para grandes conquistas. Feliz 2010! É o que deseja a diretoria do Sintigrace aos companheiros e companheiras gráficos, familiares, parceiros e amigos.

Para agendar

A partir do dia 5 de janeiro, o Sintigrace voltará às mesas de negociação visando fechar as Convenções Coletivas de Trabalho 2010.

Fonte: Blog Voz do Gráfico