Sem categoria

Portugal quer maior aproximação comercial com Brasil

O governo de Portugal ampliou o seu entusiasmo em relação a possíveis parcerias com o Brasil, a partir da liderança que o presidente Lula tem demonstrado nos últimos anos nas suas relações internacionais. Na passagem do ano, o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, afirmou em entrevista ao jornal "Público": "Temos de encarar a relação com o Brasil como uma relação absolutamente estruturante do nosso futuro".

"Temos uma relação privilegiada com os Estados Unidos no contexto bilateral e da Aliança Atlântica. Temos de valorizar cada vez, no eixo do Atlântico
Sul, a relação com o Brasil e a relação com Angola. O futuro passa por valorizar muito o eixo Lisboa-Brasil, o eixo Lisboa-Washington e o eixo Lisboa-Luanda", afirmou Luís Amado.

Quando questionado sobre se, na prática, tem havido força para Portugal tirar partido destas relações, o ministro dos Negócios Estrangeiros indicou que há "exemplos de grande capacidade de muitas empresas portuguesas para entenderem estrategicamente esta oportunidade".

Sublinhando o "extraordinário ritmo de crescimento dos investimentos portugueses em Angola, no Brasil e mesmo nos Estados Unidos por parte de algumas empresas portuguesas", Luís Amado disse: "As elites empresariais já perceberam que há aqui uma oportunidade, que é de extraordinária importância para o nosso país".

Fonte: Agência Estado