Fundação de C&T de Palmas entrega diplomas à escolas

 

 

 

 

 

No dia 17 de dezembro, a Fundação Municipal de Ensino, Ciência e Tecnologia – FMECT, entregou diplomas de honra ao mérito às Escolas Municipais premiadas com a apresentação de seus trabalhos educacionais durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Para Paulo Fernando Martins, presidente da fundação, a diplomação é o reconhecimento pelo esforço das direções, coordenações, professores e alunos no desenvolvimento de uma educação científica com qualidade.

A entrega aconteceu nas escolas municipais premiadas. A cerimônia iniciou às 9h, na Escola Municipal Mestre Pacífico Siqueira Campos, que ganhou em primeiro lugar no concurso de maquete. Já às 10h30 foi a vez da Escola Municipal Olga Benário receber a diplomação por ter ganhado em 1º lugar na Feira de Ciências, categoria Ensino Fundamental, e em 3º lugar no concurso de maquete e, também, o 3º lugar no concurso de Blog. Na ocasião serão doadas às bibliotecas das escolas três publicações literárias mobilizadoras para o ensino de ciências.

Diante do empenho das escolas premiadas, a Fundação Municipal estará estudando a viabilidade de um apoio material que amplie a participação dos professores e estudantes na edição de 2010 da Semana Nacional de Ciência & Tecnologia.

 

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 
Realizada com o apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da FMECT, do governo do Estado e do Instituto Federal do Tocantins, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aconteceu de 1ª a 4 de dezembro, no campus do IFTO em Palmas, e teve como destaque a importância do ensino da ciência na educação básica.

Na oportunidade, a Fundação viabilizou a participação de 360 alunos das escolas municipais no espetáculo “Ciência em Show”, promoveu a OFICINA PEDAGÓGICA “Astronomia ao Alcance de Todos” com o Físico pós-Doutor, Prof. Luiz Cabral, da UFT e organizou a apresentação da exposição itinerante “Paisagens Cósmicas: da Terra ao Big Bang”, da USP.

Durante o evento, também aconteceu o encontro “A Importância da Ciência e Tecnologia no Desenvolvimento Social e Econômico das Cidades Tocantinenses”, no dia 4 de dezembro, que contou com a presença dos Prefeitos Toinzinho da Artueira, de Juarina, Professor Enoque, de Rosalândia, José Chagas , de Pedro Afonso e Maria Eunice, de Pindorama, do Secretário de Governo de Arapoema, Sr. Jurandir Fidelis, do Secretário de Finanças, Ersom Filho, de Santa Rita. As prefeituras de Gurupi, Colinas, Fátima, Monte do Carmo, Tocantínia e Paraíso do Tocantins estiveram presentes por meio das suas respectivas comitivas. As alunas dos cursos de confecção e moda financiados pela Fundação e servidores(as) da Prefeitura de Palmas também participaram do encontro. 

No encontro o Senador Sadi Cassol destacou a importância do desenvolvimento científico para a soberania do país e o Dr. Renato Torres, Diretor de Ciência e Tecnologia da Fundação Municipal de Ensino, Ciência e Tecnologia, representando o Presidente da Fundação que participava do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais da área de C & T (Olinda-PE), apresentou algumas das ações do órgão municipal e as oportunidades de obtenção de recursos financeiros federais para viabilizar projetos de inclusão digital e social.