Ceará deve bater pelo 3º ano seguido recorde de transplantes

Até o dia 23 foram realizados 736 transplantes. Para 2010, a expectativa é que mais recordes sejam batidos.

Este ano, até o dia 23 de dezembro, foram realizados 736 transplantes de órgãos e tecidos no Ceará. No ano de 2008, até o dia 31 de dezembro, o total ficou em 739 transplantes. Nesse ritmo, o Ceará vai bater pelo terceiro ano consecutivo recorde de transplantes. Em 2007 foram realizados 618 transplantes, contra 446 no ano de 2006.

Comparando o número de transplante por órgão e tecido deste ano em relação ao ano anterior, fígado, rim e medula são os grandes responsáveis pelo recorde em 2009. Enquanto em 2008 o total de transplantes de rins ficou em 162, neste ano já são 188 pessoas transplantadas. A quantidade de transplantes de fígado está em 80, ultrapassando os 73 do ano passado. Em relação a medula, foram 2 transplantes no ano passado e neste ano já foram feitos sete transplantes.

Além do recorde pelo terceiro ano consecutivo, a coordenadora da Central de Transplantes do Estado, Eliana Barbosa, destaca que a grande marca de 2009 foi o pioneirismo do transplante de pâncreas. Ela lembra que no último dia 19 de dezembro o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) realizou, com sucesso, em um paciente com diabetes, o primeiro transplante de pâncreas do Ceará. Somente São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Belo Horizonte fazem transplante de pâncreas. Outra inovação foi a realização de transplante de fígado no HGF.

O Secretário da Saúde do Estado, João Ananias, afirma que as expectativas para 2010 são ainda melhores pela melhoria na estrutura e condições de trabalho das equipes transplantadoras. Isso porque a Sesa investiu R$ 223 mil na compra de quatro eletroencefalogramas digitais que vão ajudar no diagnóstico da morte encefálica, informa João Ananias. Dois aparelhos irão para hospitais do Interior (Cariri e Sobral) e os outros dois ficarão em hospitais na capital. Além desses eletroencefalogramas, a Sesa recebeu doação de um novo equipamento, chamado dopper transcraniano, da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos pelos bons resultados na captação e transplante de órgãos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Sesa