Secel participa da Regata Dragão do Mar neste domingo (27)

 A Secretaria de Esporte e Lazer do Município de Fortaleza (Secel) participa neste domingo (27), da Regata Dragão do Mar, promovida pela TV Diário.

Diversas ações da Secel serão apresentadas ao público a partir das 7h da manhã no local de chegada da regata, que será realizada no espaço da Feira de Artesanatos da Beira Mar, em frente ao Clube Náutico Atlético Cearense. O objetivo é promover a cidadania através de políticas públicas esportivas e culturais.

Durante todo o evento o trânsito na Avenida Beira Mar estará fechado e a população tem garantido livre acesso para compartilhar das atividades. Ao longo da manhã, importantes projetos e programas da prefeitura na área, que acontecem regularmente em várias partes da cidade, estarão à disposição dos participantes.

A programação contará com rodas de capoeira do Programa Esporte na Comunidade; ginástica e orientação de caminhada, do Programa Academia na Comunidade; aulas abertas de Tai Chi Chuan, com a equipe do Espaço Oriental e jogos de dama, xadrez e demais modalidades de mesa, no Salão de Tabuleiro.

Regata de Jangadas Dragão do Mar

A Regata de Jangadas Dragão do Mar vai ser realizada na enseada do Mucuripe e a chegada, na Praia do Náutico. Serão 250 participantes distribuídos em 50 jangadas, com 5 jangadeiros em cada uma. A corrida terá duração de aproximadamente uma hora, com largada às 10h da manhã.

Após a competição, várias personalidades receberão diplomas de "Amigos do Pescador e do Mar". Entre os homenageados estão a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins; o governador do Estado, Cid Ferreira Gomes; o diretor administrativo do Sistema Verdes Mares, Igor Queiroz; e o cantor Raimundo Fagner.

Um pouco de História – Resgate das Corridas de Velas

Há mais de 30 anos, era lançada a Regata de Jangadas Dragão do Mar, competição idealizada pelo comandante Gilberto Aché Pilar, com o objetivo de preservar as jangadas de piúba que estavam desaparecendo das praias. Essa regata deu origem a outras que surgiram, em Paracuru, Aracatí e demais praias.

Em Fortaleza, precisamente, no dia 21 de julho de 1974, a Regata Dragão do Mar reunia 200 jangadas. A organização era da Sociedade dos Amigos da Marinha e da Sociedade Promotora de Regatas Dragão do Mar. Ocorre que a promoção desta regata acabou por falta de apoio das empresas há 8 anos.

Serviço

Regata de Jangadas Dragão do Mar

Data: 27 de dezembro (sábado)
Local: Feira de Artesanatos da Beira Mar, em frente ao Clube Náutico Atlético Cearense
Horário: 7h às 13h

Fonte: Blog do Prof. Evaldo