Projeto visa fortalecer a leitura

Enquanto os índices de analfabetismo funcional no Ceará beiram os 35% e 80% dos estudantes do Ensino Médio das escolas públicas, a equipe pedagógica do Polo Educacional do Campo Velho, em Quixadá, fecha o ano letivo encontrando numa atividade lúdica e criativa a fórmula para reverter esse quadro, considerado preocupante em nível nacional.

Incentivo à leitura

Com material paradidático cedido pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) eles conquistam avanços significativos no bê-a-bá da educação por meio da "Árvore da Leitura", um projeto de fortalecimento da linguagem.

A avaliação otimista é feita pelo diretor e pedagogo, João Batista de Sousa. Segundo ele, ao assumir o desafio de administrar as oito unidades de educação infantil do polo, ele e os colegas perceberam nos mapas de avaliação de desempenho aproximadamente 20% dos alunos com dificuldades na leitura. Chegar numa situação dessas no próximo ciclo escolar é contribuir para a elevação dos índices negativos. Daí surgiram algumas adaptações ao Clube da Leitura, programa idealizado pela Secretaria de Educação do município. A nova estratégia fechou o segundo semestre com resultados surpreendentes, comemoram o pedagogo e a coordenadora pedagógica do projeto, Ana Amélia da Silva. Para eles, alunos, pais e professores estão colhendo, literalmente, os frutos do saber. Associadas ao reforço escolar, as rodas de leitura se tornam mais frequentes. Chamados ao encontro inovador, debaixo de frondosas árvores, são surpreendidos com dezenas de livros pendurados nos galhos de benjamins, aroeiras, juazeiros. Uma delas no pátio da Escola Padre Vicente Gonçalves de Albuquerque. Na unidade, Josilene de Lima, 12 anos, encontrou a oportunidade de aprender a ler. Quem tem dificuldade lê em dupla.

A principal necessidade da escola, apontada por João Batista, é a participação dos pais no ensino. Para ele, embora na rede pública, o professor tem o mesmo empenho dos educadores de escolas particulares.

Mais Informações:

Polo Educacional do Campo Velho
Município de Quixadá
(88) 3412.4023
Email: [email protected]

Fonte: Diário do Nordeste