Sem categoria

Datafolha: Cid Gomes lidera no Ceará com ampla vantagem

O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), lidera todos os cenários da mais recente pesquisa Datafolha sobre a sucessão estadual e tem vantagem superior a 20 pontos percentuais em relação ao nome que chega mais perto de sua marca, o tucano Tasso Jereissati. Nos quatro cenários pesquisados pelo instituto, Cid tem marcas que vão de 44% a 53% das intenções de voto.

O pior resultado do governador é atingido quando também foram apresentados como candidatos o senador Tasso Jereissati (que chega a 23%) e a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), que fica com 8%. Renato Roseno (PSOL) tem 5%, 14% não sabem em quem irão votar e 6% pretendem votar em branco ou nulo.

No cenário sem Luizianne na disputa, Cid fica com 47%, Tasso, com 25%, Renato Roseno tem 6% e 15% não sabem dizer em quem irão votar. Na hipótese sem Tasso, Cid chega a 49%, Roberto Pessoa (PR), prefeito de Maracanaú, fica com 13%, Luizianne com 10% e Renato Roseno com 4%.

No caso em que nem a petista Luizianne e nem o tucano Tasso participariam das eleições, o governador atinge 53%, Pessoa tem 14% e Roseno, 6%. Em todos os casos, o governador vai melhor na capital que no interior. No cenário sem a petista e sem o tucano, por exemplo, ele tem 62% na capital e 47% no interior.

A pesquisa Datafolha, realizada entre os dias 14 e 18 de dezembro, ouviu 982 pessoas em 34 municípios. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Cid Gomes também lidera a pesquisa espontânea, quando não é apresentada uma lista de candidatos e o entrevistado pode declarar voto em quem quiser. O governador aparece com 15% nesse caso, contra 4% de Tasso Jereissati.

O deputado federal Ciro Gomes, irmão de Cid que transferiu seu título de eleitor para São Paulo e não poderá concorrer no Ceará, atinge 3% na pesquisa espontânea, Roberto Pessoa, 2%, e Luizianne Lins, 1%.

Fonte: Folha de S.Paulo