Cid Gomes lidera pesquisa Datafolha para o governo do Ceará

Faltando dez meses para as eleições de 2010, Cid Gomes (PSB), atual governador, lidera a corrida para o governo do estado do Ceará nos quatro cenários testados com seu nome e apresentados aos cearenses. É o que revela pesquisa realizada pelo Datafolha entre os dias 14 e 18 de dezembro de 2009, realizada com 982 pessoas de 16 anos ou mais em 34 municípios do estado. A margem de erro máxima, para o total da amostra, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Cid Gomes

No primeiro cenário investigado pelo Datafolha, Cid Gomes vence Roberto Pessoa (PR) por 53% contra 14% do atual prefeito de Maracanaú, e 6% de Roberto Roseno (PSOL). Nesse cenário, 9% afirmam intenção de votar em branco ou anular, e 18% estão indecisos.

No segundo cenário, foram mantidos os mesmos candidatos da primeira situação e foi incluída a atual prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT). Nesse caso, diminui a vantagem de Cid Gomes, ele aparece com 49% das intenções de voto, contra 13% de Roberto Pessoa, 10% de Luizianne Lins e 4% de Roberto Roseno. Nesta hipótese, os indecisos somam 17%, brancos e nulos alcançam 7%.

No terceiro cenário foi retirado Roberto Pessoa e incluído o atual senador e ex-governador Tasso Jereissati (PSDB). Nessa hipótese Cid Gomes alcança 47%, Tasso Jereissati ocupa a segunda posição com 25% e Renato Roseno, tem 6% das menções. Do total, 15% declararam-se indecisos enquanto que 8% afirmam que vão anular ou votar em branco.

O quarto cenário traz como candidatos Tasso Jereissati, Luizianne Lins e Cid Gomes se enfrentando. Nesta situação, Cid Gomes obtém 44% das intenções, contra 23% de Tasso Jereissati, 8% de Luizianne Lins, e 5% de Roberto Roseno. Indecisos somam 14% das intenções de votos.

Na intenção de voto espontânea, realizada antes de se apresentar os nomes dos candidatos nos cartões circulares, o nome mais citado é também do atual governador. Neste caso, Cid Gomes é lembrado por 15% dos entrevistados, Tasso Jereissati por 4%, Ciro Gomes (PSB), já com título transferido para São Paulo, por 3%, Roberto Pessoa, de Maracanaú, por 2% e Luizianne Lins, atual prefeita de Fortaleza por apenas 1%.

Espontaneamente, 68% dos cearenses ainda não decidiu em quem vai votar para governador em 2010.

Cenário 1
Cid Gomes (PSB)  53%
Roberto Pessoa (PR) 14
Renato Roseno (PSOL) 6%
Branco/nulo/nenhum 9%
Não sabe 18%
Cenário 2
Cid Gomes (PSB) 49%
Roberto Pessoa (PR) 13%
Luizianne Lins (PT) 10%
Renato Roseno (PSOL) 4%
Branco/nulo/nenhum 7%
Não sabe 17%
Cenário 3
Cid Gomes (PSB) 47%
Tasso Jereissati (PSDB) 25%
Renato Roseno (PSOL) 6%
Branco/nulo/nenhum 8%
Não sabe 15%
Cenário 4
Cid Gomes (PSB) 44%
Tasso Jereissati (PSDB) 23%
Luizianne Lins (PT) 8%
Renato Roseno (PSOL) 5%
Branco/nulo/nenhum 6%
Não sabe 14%

Fonte: Datafolha