Futebol Amador: Prefeitura lança Copa Fortaleza Bela

Lançamento será hoje, dia 22 de dezembro, a partir de 19h, no Ginásio Paulo Sarasate

A Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Esporte e Lazer, Secel, lança hoje (22/12)mais uma edição da Copa Fortaleza Bela, às 19h, no Ginásio Paulo Sarasate. Para Evaldo Lima, secretário da Secel e presidente da Comissão Disciplinar da competição, “a Copa Fortaleza Bela é um compromisso político da gestão com o futebol amador, que apaixona e movimenta a nossa cidade”. As inscrições dos atletas ficam abertas do dia 22 de dezembro ao dia 05 de janeiro de 2010, e as disputas se iniciam no mesmo dia.

Por se tratar do maior evento de futebol amador da cidade, há uma atenção especial com a construção do campeonato: a Super Liga Messejana de Desportos, que integra a Comissão Organizadora da Copa Fortaleza Bela desde o ano passado, acompanha todo o processo. As 36 ligas de Futebol Amador que participam da Copa são supervisionadas por eles.

A expectativa é que mais de oito mil atletas participem da competição, jogando em 336 times. A Copa Fortaleza Bela também integra cerca de 400 árbitros, de três entidades de arbitragem. No total, mais de 40 mil pessoas participam da competição de modo direto e indireto, incluindo jogadores, árbitros, membros de comissão técnica e público em geral.

Todas as equipes participantes irão receber uniformes completos e bolas garantidas pela Secel através de licitação e os quatro primeiros times da competição ganham premiação em dinheiro.

Modo de disputa

A Copa Fortaleza Bela 2009 será disputada em três fases. Na primeira (intraligas), serão realizados jogos eliminatórios entre os times de uma mesma liga. O campeão de cada liga passa para a fase seguinte. Na fase regional (interligas), as equipes farão a disputa mais uma vez no sistema eliminatório. Os seis campeões de cada Regional serão divididos em duas chaves, com três equipes cada. Os campeões de cada chave irão jogar a grande final no dia 13 de março. Nesta fase também haverá a disputa de terceiro e quarto lugares.

Cronograma da Copa Fortaleza Bela

22/12/2009 – Abertura da Copa Fortaleza Bela no Ginásio Paulo Sarasate
22/12/2009 a 05/01/2010 – Inscrição dos Atletas
29/12/09 – Entrega da Tabela Intraliga
05/01/10 a 27/01/10 – Disputa do Torneio Intraliga
30/01/10 a 10/02/10 – Disputa do Torneio Interliga
13/03/10 – Final da Copa Fortaleza Bela

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secel