Amazonenses na Confecom avaliam evento e definem lutas futuras

Dentre os mais de 1.600 delegados de todo país presentes na plenária da I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), no centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, estavam os 23 eleitos no Amazonas para participar do evento. De volta para casa, trouxeram na bagagem muita história para contar, importantes avaliações a serem feitas dos 4 dias de atividade e algumas estratégias para continuarem a tocar a luta no Estado.

O representante do Fórum de Mídia Livre e mais votado da sociedade civil na etapa estadual da conferência para participar do evento nacional, Delcinei Oliveira faz uma observação semelhante a que os dirigentes nacionais fizeram da atividade.

De acordo com ele, “a participação inédita dos três segmentos (poder público, sociedade civil, empresários) no mesmo debate e a aprovação do Conselho Nacional de Comunicação foram os aspectos mais importantes ocorridos durante a conferência”. Ele acrescenta também as resoluções sobre a universalização da banda larga gratuitamente desenvolvida pelo Estado.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas (SJPAM), César Wanderlei, focou sua avaliação sobre o comportamento da bancada amazonense e as perspectivas futuras para a luta pela democratização da comunicação no Estado.

“Nossa bancada se comportou muito bem. Estivemos sempre atentos nas votações, participamos bem nos grupos e ainda tivemos nossos representantes do interior que conseguiram pautar a necessidade da produção de conteúdo regional. Agora é esperar essa virada de ano para reunirmos a comissão estadual e todos os delegados e fazermos uma agenda com as prefeituras, o governo e as casas legislativas”, disse, sem esquecer que os representantes dos empresários serão muito importantes na concretização dessa próxima fase.

O representante da Arquidiocese do Amazonas, Padre Anselmo, acredita que a Confecom cumpre um papel pedagógico para a sociedade. “Esse tema era tabu até então. E essa foi uma oportunidade para que o cidadão comum possa refletir sobre a comunicação do país e saber o que implica a decisão por certas leis”, afirmou.

Radialista de Manacapuru entrega projeto a Hélio Costa

O radialista do município de Manacapuru, Luís de Souza, popularmente conhecido como Tilu, atribuiu outras responsabilidades em sua ida a Brasília. Dias antes do embarque, reuniu os membros da Associação de Locutores de Manacapuru, entidade que ele mesmo preside, para elaborarem um projeto a fim de melhorar a integração das comunidades do município e entregá-lo ao presidente Luis Inácio Lula da Silva.

“Como sabia que eu ia chegar perto dos ‘homens’, tive a idéia de fazer um projeto e entregar para o Lula. Reuni todos os membros da associação e lá fizemos um projeto pedindo 15 vozes”, afirmou ele, que dessa forma pretende melhorar o acesso dos comunitários às informações já que cada uma voz tem alcance para atingir 6 comunidades.

Após o encerramento da abertura solene da Confecom, “Tilu” conseguiu vencer a paciência dos seguranças do presidente e levou o projeto nas mãos dele, que pediu que fosse entregue ao ministro das comunicações Hélio Costa. Assim feito, ponto para Tilu que aguarda ser atendido.

De Manaus,
Anderson Bahia