RENATO RABELO VISITA O AMAPÁ E LANÇA SEU LIVRO

O Estado do Amapá recebeu de braços abertos a visita do presidente nacional do PCdoB Renato Rabelo nos dias 15 e 16 deste mês para fazer o lançamento do livro “Idéias e Rumos”. Foi à primeira vez que um presidente nacional veio ao Amapá. “Fui tomado de uma forte emoção desde que pisei no solo amapaense. É sempre marcante a vinda à região amazônica”, disse.

Livro Renato Rabelo - Ideias e Rumos, 2009
A programação constou de entrevistas em rádios, jornais e TVs (com grande cobertura e repercussão). Ainda no dia 15 à noite foi realizado uma palestra na Universidade Estadual do Amapá (UEAP) com a presença de mais de 150 pessoas, em sua maioria de jovens estudantes, que lotaram o auditório. Renato falou aos presentes da satisfação de estar pela primeira vez no Estado do Amapá, que conta com um partido ainda jovem, mas com grandes perspectivas de crescimento a curto e médio prazo. Discorreu sobre o conteúdo do livro “Idéias e Rumos” onde retrata a evolução do pensamento do PCdoB ao longo dos últimos 30 anos: “O partido vem construindo o seu pensamento programático ao longo dos anos. Defendemos um outro tipo de poder para o nosso país, queremos que seja instalada uma República de trabalhadores, bem superior ao regime capitalista vigente, posto que este encontra-se esgotado historicamente e sem condições de apresentar um novo salto civilizacional ao nosso povo”, afirmou Renato. O evento contou também com a presença de diversas lideranças políticas, entre elas, o deputado federal do PCdoB Evandro Milhomen, do presidente estadual Luiz Pingarilho, de vários Secretários de Estado e do interior, lideranças estudantis, de mulheres, CTB, além de parlamentares de vários municípios.

À noite foi realizado um jantar bastante concorrido na “Peixaria Amazonas” onde Renato autografou 100 livros. Esse jantar contou com a presença do senador pelo Amapá Geavam Borges (PMDB) e foi também uma homenagem dos comunistas amapaenses ao presidente nacional do partido que se confraternizou com todos.

No dia 16 pela manhã, Renato reuniu com a direção do partido no estado e debateu a conjuntura política brasileira e o projeto eleitoral do PCdoB pra 2010. Destacou a importância de darmos continuidade ao ciclo inaugurado pelo Presidente Lula no Brasil com a eleição de uma candidatura que represente a continuidade de seu governo. Falou do processo de crescimento do partido e de suas responsabilidades no governo federal, dando ênfase ao papel de destaque que o partido tem cumprido no governo do presidente Lula. No plano eleitoral falou dos objetivos do partido para 2010 que tem como meta de dobrar a bancada federal e eleger três senadores da República.

Ao final tratou do projeto eleitoral do estado e desejou êxito ao partido do Amapá na luta pela recondução do mandato do deputado federal Evandro Milhomen e na eleição de um deputado estadual.

De Macapá, André Lopes