É Lei: 2009 é o Ano Patativa do Assaré

O presidente da República em exercício, José Alencar, sancionou a lei Nº 12.132, que institui 2009 como o “Ano Nacional Patativa do Assaré”, em comemoração ao centenário de nascimento do poeta. A lei resulta de um projeto de lei de autoria do senador Inácio Arruda, apresentado no Senado Federal no início deste ano.

Para comemorar o centenário de Patativa do Assaré, o senador Inácio Arruda, por meio do Senado Federal, promoveu durante todo o ano de 2009, eventos em homenagem a esse cearense, reconhecido internacionalmente. Foi realizada, inicialmente, uma sessão especial, com a presença de familiares de Patativa e com a participação de Raimundo Fagner e Myrlla Muniz interpretando composições do poeta. “Essa sessão especial é o reconhecimento da beleza, da arte, da sabedoria e da universalidade da obra de Patativa do Assaré”, disse Inácio, na ocasião.

Também no Senado Federal aconteceu o lançamento do livro “Patativa do Assaré – Poeta Universal”, uma coletânea de artigos de escritores cearenses, organizados pelo senador Inácio Arruda, e apresentado o filme do cineasta Rosemberg Cariri sobre a vida e a obra de Patativa. O livro foi lançado também em Fortaleza, numa solenidade realizada no dia 04 de dezembro, no Centro Cultural Oboé.

Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda