Bairro Ellery, 53 anos de história, lutas e conquistas

 Desde sua fundação, o Bairro Ellery conta com a organização do povo em busca de melhores condições de vida. Parte importante nessa tradição de organização e luta, a Associação Comunitária do Bairro Ellery foi fundada em 04 de maio de 1986, sendo que a região já era habitada ha três décadas. 

Bairro Ellery

O Brasil vivia o fim da ditadura militar, a conquista da democracia e da liberdade de organização dos brasileiros e brasileiras. Neste ano, algumas lideranças do bairro envolvidas na luta por melhorias para a região e pela construção da Igreja Católica do local, começaram a organizar o que logo passaria a ser a Associação do Bairro Ellery, ampliando e dando maior visibilidade as causas do povo daqui. São 23 anos de história em defesa do bairro e da região, das lutas populares de Fortaleza, do Ceará e do Brasil.

Já em 1987, a associação inicia a organização de várias lutas pela conquista de moradia e melhorias na infraestrutura do bairro. Também neste período, a entidade conquista sua sede própria e começa a fazer parte da atual Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza.

A associação não se prende apenas às lutas específicas do bairro. Aprendemos cedo que o destino do bairro está ligado aos destinos da cidade, do estado e da nação. Por isso, em mais de duas décadas de existência, ao mesmo tempo em que lutou e luta por moradia digna, pela construção e manutenção da Creche Comunitária, pela “Rádio Comunitária Mandacaru FM”, a construção e melhoria do Posto de Saúde, por saneamento e mais segurança pública, pela revitalização do Pólo de Lazer da Sargento Hermínio, pela criação do já tradicional bloco “Sai na Marra” e pela urbanização do “Açude João Lopes”, cujas margens receberam os primeiros moradores do bairro que completa 53 anos, a associação sintetiza a disposição de um povo que está sempre presente nas maiores lutas em defesa do Brasil a partir da vontade organizada de fazer melhor o lugar que chamamos coletivamente de lar.

Como militante das lutas populares e ex-presidente da Associação onde aprendi que o futuro se constrói com o povo defendendo seus direitos, tenho certeza que a história do bairro tem muito a ver com as lutas da entidade comunitária que foi fundada pela vontade dos moradores e moradoras em buscar melhores condições de vida.

Hoje estou vereadora de Fortaleza, mas sou mesmo é a mulher que descobriu a luta de nossa gente pela porta do movimento comunitário no bairro Ellery. Na câmara municipal, meu mandato comunista permanece fiel ao que aprendi aqui: defendemos a cidade popular e progressista, pois seu destino está ligado ao destino do local ao qual chamamos de lar.

Parabéns Bairro Ellery, seu maior presente é seu povo lutador!

Vereadora Eliana Gomes (PCdoB)

O aniversário do Bairro Ellery é no dia 31 de dezembro, mas será comemorado nesta sexta-feira (18/12).

Confira a programação de 8 às 12 horas:

* Sinuca, Ping-pong, Totó, Dama, Xadrez e Dominó;
* Retirada de CPF;
* Conte de Cabelo;
* Registro de Nascimento;
* Pula – Pula para criança;
* Vacinação, Pressão Arterial e Teste de Glicemia;
* Defensoria Pública;
* Sesc – Palestra sobre Saúde Alimentar;
* Balcão do Sebrae – Atendimento a pequenos negócios;
* Centro Socorro Abreu – Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência.

Fonte: Assessoria de Imprensa da vereadora Eliana Gomes