Abraço/Ceará oferece cursos de formação

Formar radialistas comunitários, comunicadores populares e militantes dos movimentos sociais e sindicais com técnicas de rádio para produções educativas. Esse é o objetivo do curso de extensão, promovido pela Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária do Ceará (Abraço-Ce), em parceria com a Faculdade 7 de Setembro (Fa7). A formação, totalmente gratuita, será realizada em Fortaleza, de 11 a 14 de janeiro das 18 às 21h30min na Fa7 e, em Sobral, de 21 a 23 de janeiro.

A primeira atenderá prioritariamente aos comunicadores da Rádio Dendê (foto) do bairro Edson Queiroz, tendo mais 15 vagas abertas para outras emissoras ou movimentos sociais. A segunda etapa destina-se principalmente aos comunicadores da região Norte do Ceará. O curso abordará terá 30 horas/aulas tendo o seguinte conteúdo programático: Características do rádio (2h), História do Rádio (2h), Sistema Legal de Radiodifusão (2h), Educação no Rádio (2h), Rádios Comunitárias (4h), Tendências atuais do rádio (2h), Roteiro radiofônico (4h), Plástica radiofônica (2h), Radiojornalismo (4h) e Educomunicação (4h). O professor de Comunicação da Fa7 e diretor de formação da Abraço-Ce, Ismar Capistrano, ministrará a formação com auxílio de monitores do curso de Jornalismo da Faculdade.

Em julho de 2009, foi realizado o curso com comunicadores de Quixadá no legislativo do município. Dezoito comunicadores concluíram a formação. Eles receberam seus certificados na sessão comemorativa pelo dia do rádio em 10 de novembro na Câmara Municipal de Quixadá. Na oportunidade, o jornalista e professor Ismar Capistrano chamou a atenção para as dificuldades dos radialistas que possuem o compromisso de fazer um rádio de qualidade priorizando os interesses educativos, artísticos e informativos, mas que, muitas vezes, choca-se com os interesses comerciais, políticos e culturais dos donos das emissoras. “Para tentar superar a situação, os radialistas procuram arrendar seus próprios horários, porém se tornam reféns de seus patrocinadores”, disse. Para Ismar, é necessário que, mesmo com todas as adversidades, os radialistas lutem por sua autonomia e independência. “Uma das estratégias de valorização dos radialistas são os cursos de formação, como o realizado pelo poder legislativo municipal em julho passado em parceria com a Fa7 e com a Abraço-Ce. Sobre o curso de extensão Radioeducadores Populares, a coordenadora dos bacharelados de Comunicação Social, Juliana Lotif, explicou o compromisso social da instituição de compartilhamento de conhecimento. Em seguida, foram entregues os certificados para dez dos 18 participantes da atividade.

Serviço:

Para inscrever-se no curso de Fortaleza, mande uma solicitação para [email protected] e no de Sobral, para [email protected] com os seguintes dados abaixo. Após o envio, Aguarde a confirmação de sua vaga.

Nome:
Data de nascimento:
Endereço:
Profissão:
Grau de instrução:
Entidade/ Instituição/ Rádio:

Mais informações: leituracritica.ning.com

Fonte: Abraço/CE