Pesquisa aborda criminalidade e violência em Fortaleza

Motivados pela necessidade de conhecer o cenário de violência em Fortaleza (CE) para construir políticas públicas de prevenção, a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (Uece) deram inicio à pesquisa "Cartografia da Criminalidade e da Violência em Fortaleza".

"A pesquisa está mapeando as áreas mais violentas da cidade com a finalidade de subsidiar políticas públicas de segurança de caráter mais preventivo que repressivo e fazer uma avaliação sistemática de suas inserções no espaço da cidade", explica a professora Glaucíria Mota, coordenadora Geral do Laboratório de Direitos Humanos, Cidadania e Ética da Universidade Estadual do Ceará (LabVida) e uma das coordenadoras da pesquisa.

Após quatro meses de apurações e comparações os primeiros resultados serão conhecidos amanhã (17) e na sexta-feira, durante Seminário no auditório do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa) localizado na Uece, em Fortaleza. Especialistas de outros estados estarão presentes para falar sobre suas experiências na área de segurança pública e debater o resultado inicial da investigação.

As discussões da primeira mesa do Seminário abordarão o recorte ‘Criminalidade e Violência Urbana’. A segunda mesa de debate terá como tema central ‘Violência e Segurança no Grande Bom Jardim: diagnósticos, estratégias e políticas públicas’.

"Durante o Seminário faremos uma parcial sobre o Território da Paz Grande Bom Jardim, que compreende os bairros Bom Jardim, Granja Portugal, Granja Lisboa, Siqueira e Canindezinho. Fazendo uma comparação dos homicídios nessa área constatamos uma tendência que não é regional, mas sim nacional: os homicídios atingem a população masculina de 15 a 29 anos com baixa escolaridade. Isso se repete em todo o Grande Bom Jardim e também no Brasil", esclarece Glaucíria.

Dos cinco bairros que compõem esta área, o Bom Jardim foi o que apresentou o maior número de homicídios. Apenas de janeiro a outubro deste ano foram constatados 34. Segundo a coordenadora da pesquisa, apesar das altos índices nesta área, o Bom Jardim não é o primeiro da lista de Fortaleza com o maior número de homicídios. "Criou-se uma simbologia do preconceito com relação ao Bom Jardim. A incidência de violência é alta, mas os vários projetos de igrejas e de organizações não- governamentais estão, aos poucos, surgindo efeito".

Por meio dos resultados iniciais da pesquisa, foi possível detectar os três bairros que elevam a taxa de homicídios em Fortaleza. "Até agora o grande achado da pesquisa foi a constatação de que os bairros que puxam os índices de homicídios são, em primeiro lugar Jangurussu, depois Messejana, e em terceiro lugar o Bom Jardim", revela Glaucíria.

Os dados finais da pesquisa "Cartografia da Criminalidade e da Violência em Fortaleza" serão conhecidos em agosto de 2010, durante um grande seminário.

Fonte: Adital