Obras da Companhia Siderúrgica do Pecém começam hoje (16)

A obra estimada em US$ 4 bilhões vai gerar 15 mil empregos durante a implantação.

O Governo do Estado, a Vale e a Dongkuk anunciam nesta quarta-feira (16), o início das obras da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). O evento começará às 10 horas e terá as presenças do governador Cid Gomes; do presidente da Vale, Roger Agnelli; do presidente da Dongkuk, Young Chul Kim; do diretor executivo de ferrosos da Vale, José Carlos Martins; do vice-presidente da Dongkuk, Younyoung Nam; do diretor de siderurgia da Vale, Aristides Corbellini; do diretor geral da Dongkuk, Youngil Mun; do diretor presidente da CSP, Maurício Chu; do diretorvice-presidente da CSP, Luciano Ferreira, e do embaixador da Coréia no Brasil, Kyonglim Choi.

A cerimônia está dividida em três momentos. O primeiro será o início das obras da macrodrenagem. Em seguida, será autorizada as obras da Siderúrgica, na ocasião, o governador Cid Gomes assinará a ordem de serviço para a construção do trecho V do Eixão das Águas. Essa obra dará segurança hídricas para as grandes obras do Complexo Industrial e Portuário do Porto do Pecém (CIPP). O terceiro e último momento será a entrevista coletiva com o os representantes do Governo do Estado, Vale e Dongkuk.

A Companhia Siderúrgica do Pecém está localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza. O empreendimento vai gerar mais de 15 mil empregos durante as obras e um investimento estimado de US$ 4 bilhões. A previsão é de que a CSP entre em operação em 2013, com produção estimada em 3 milhões de toneladas de placas de aço por ano na primeira fase, podendo ser ampliada para 6 milhões de toneladas/ano em uma segunda fase. Além de placas de aço, a CSP também produzirá energia elétrica para consumo próprio, sendo que o excedente será disponibilizado ao mercado nacional.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado