Sem categoria

Governo golpista inicia processo para tirar Honduras da Alba

O Governo golpista de Honduras, encabeçado pelo ditador Roberto Micheletti, enviará nesta quarta-feira ao Congresso um texto para concretizar a retirada do país da Aliança Bolivariana para as Américas (Alba), apesar de o regime já ter sido desconhecido pelo bloco e pela maioria das nações americanas e do mundo, pelo seu caráter ilegal.

"Hoje, a iniciativa será enviada ao Congresso Nacional. A decisão foi tomada ontem à noite, na reunião do gabinete de ministros, mediante um acordo assinado pelo presidente da República, Roberto Micheletti", ressaltou o ministro da Presidência, Rafael Pineda.

O funcionário acrescentou que a decisão de cancelar a adesão à aliança, capitaneada pela Venezuela e Cuba, foi tomada porque "alguns países da Alba não dispensaram a Honduras o tratamento respeitoso correspondente a um país".

Pineda disse que a suspensão do tratado da Alba, à qual Honduras aderiu em 25 de agosto de 2008, durante a Administração de Manuel Zelaya, não altera a relação comercial, como a compra de combustíveis por meio da Petrocaribe, por exemplo. Ele reconheceu que Honduras tem uma dívida com a Venezuela, contraída no âmbito da Alba, e afirmou que ela será paga no prazo previsto de 25 anos.

Ainda segundo o ministro, a decisão final sobre o tema será do Parlamento hondurenho. Ele também ressaltou as relações de Honduras com os Estados Unidos, país que é o principal mercado para os produtos hondurenhos. Segundo ele, "os EUA têm sido um amigo tradicional e nas horas difíceis o povo norte-americano tem estado conosco, são nossos amigos".

Desta forma, o funcionário deixou em evidência a relação com os EUA, que tentou-se ocultar com a encenação de diálogos propiciados a partir de Washington e seu apoio ao Acordo de San José.

A Alba acaba de celebrar uam cúpula em havana, an qual reiterou sue total rechaço ao governo golpista de Honduras e reclamou a restituição de Manuel Zelaya ao poder. Da mesma forma, decsonheceu as eleições ilegais organizadas pelo regime de fato, de onde daiu vitorioso Porfírio Lobo.

Com Telesur

Leia também: Congresso hondurenho cria comissão de anistia