Deputados Estaduais visitam obras do PAC no Interior do Ceará

A Comissão Especial criada na Assembleia Legislativa para acompanhar o andamento e execução das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Ceará realizou mais uma visita durante esta segunda-feira (14/12).

Desta vez, os deputados Edson Silva (presidente), Welington Landim (relator), ambos do PSB, Nelson Martins (PT), Augustinho Moreira (PV) e Lula Morais (PCdoB) estiveram nos municípios de Missão Velha, Mauriti e Brejo Santo. De acordo com Edson Silva, o relatório da Comissão deverá ser apresentado em março, após a visitação de todas as obras do programa no Estado.
Em Missão Velha a comitiva viu a construção da Transnordestina no trecho da CE-393 que ligará a cidade a Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte, por meio de um túnel. A previsão, conforme o relator Welington, é de que a estrada fique pronta até julho de 2010, pois todo o escoramento necessário para receber o túnel já está feito. Ele disse ainda que a via, que tem 100 km de extensão, também irá ligar Missão Velha a cidade de Salgueiro, em Pernambuco.

Na cidade de Mauriti os parlamentares percorreram trechos da obra de transposição do rio São Francisco e conversaram com representantes das empresas locadoras de equipamentos, que reclamaram o não pagamento do aluguel de suas máquinas. Mas, segundo informou Lamarque de Melo, gestor de contrato do consórcio formado pelas construtoras EIT, Getel e Delta (responsável pela execução da obra), o grupo tem cumprido a sua parte. No entanto, a Tenit Terraplanagem de Locação é que não está fazendo o repasse para eles.

Conforme Lamarque, as obras não foram paralisadas como afirmaram os locadores. Ele disse que ao todo 200 máquinas fazem o serviço, e que, das 180 caçambas, apenas 40 pararam. Disse, ainda, que atualmente 650 pessoas trabalham no canteiro. Welington Landim destacou que a paralisação não afetou o cronograma da obra, já com 10% concluída e prevista para acabar em 2011.

Em Brejo Santo a Comissão visitou o trecho da BR-116 que liga Milagres a Penaforte. Lá o consultor do Denit, engenheiro João Henrique Torquato, apresentou o projeto de restauração, incluindo melhoramentos físicos e operacionais que estão sendo executados no local. Já Welington Landim explicou que a obra foi orçada em R$ 88 milhões, e que após o término a empresa que realizou o trabalho também será responsável pela manutenção da via por 10 anos.

Por fim, a Comissão visitou a construção da via férrea que vai ligar as cidades de Brejo Santo, Missão Velha e Salgueiro, dando continuidade ao projeto do Governo do Estado do Metrô do Cariri, já em funcionamento no Crato e em Juazeiro do Norte.

A Comissão foi instalada em agosto deste ano e é composta pelos seguintes deputados: Edson Silva, Augustinho Moreira (vice-presidente), Welington Landim, Dedé Teixeira, Rachel Marques e Nelson Martins (os três do PT), Manoel Castro (PMDB), Lula Morais, Guaracy Aguiar (PRB) e Stanley Leão (PSDC).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL