CEM de Palmas vira escola militar e surpreende comunidade

Os trabalhadores em educação do Centro de Ensino Médio de Palmas estão em pânico. Pegos de surpresa, eles receberam a informação de que o CEM agora é uma escola militar. A informação é dos próprios educadores, que pediram ajuda ao SINTET para entender a situação.

O presidente do sindicato José Roque Santiago esteve hoje (14/12) no colégio, juntamente com o secretário de assuntos municipais Carlos Furtado, para tomar conhecimento do fato.

Segundo o presidente, o CEM de Palmas foi transformado em escola militar sem nenhuma participação do quadro de professores, muito menos da comunidade escolar e todos são contra essa transformação, uma vez que os trabalhadores temem perder seus postos de trabalho. "Foi uma atitude sem diálogo, totalmente anti-democrática por parte do Governo", disse José Roque.

O SINTET é contra a militarização das escolas e está questionando essa mudança principalmente sem a participação dos maiores interessados que são os professores e alunos. Foi encaminhado ao secretário de Educação Leomar Quintanilha um ofício solicitando informações sobre essa migração de sistema educacional do CEM de Palmas. O sindicato quer informações e cópia do convênio entre Governo e o sistema militar e o gerenciamento de recursos para a manutenção da escola. "Se o governo não tem dinheiro para manter uma escola pública de excelência, ele vai ter de explicar como tem recurso para manter uma escola militar", disse José Roque. (Extraido do site www.sintet.org.br)