Sem categoria

Morumbi pode levar uma banana da Fifa

Quando a Fifa iniciou suas críticas ao Morumbi conheci várias propostas de locais para a construção de um novo estádio em São Paulo. A que mais me agradou foi uma proposta de construir um estádio onde hoje fica a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), na zona oeste da capital.

Por Rodrigo Prada, para o Portal Copa2014

Na última terça-feira após nova enchente naquele local, a segunda somente em 2009, na qual mais de setenta toneladas de melancias e abacaxis foram parar no lixo por causa da inundação, voltei a refletir seriamente no assunto.

Há 40 anos, o imenso quarteirão da Vila Leopoldina, esquina das marginais Tietê e Pinheiros, era só uma gleba sem valor e distante da cidade. Atendia a duas condições essenciais: era próximo o suficiente da roça paulistana e distante o necessário da cidade. Com o crescimento da metrópole, a Ceagesp passou a conviver com dificuldades urbanas, ligadas especialmente ao trânsito.

Apesar dos alagamentos, os bairros vizinhos (Lapa, Alto de Pinheiros, Parque Villa Lobos) têm diversos condomínios residenciais de alto padrão, exceto nas cercanias do Ceasa, onde os moradores têm que conviver com o barulho dos caminhões e a sujeira de caixas de madeiras que ficam espalhadas pelas ruas próximas ao Entreposto.São mais de 18 mil caminhões que carregam e descarregam mercadorias todos os dias, onde passam mercadorias que abastecem 64% do Estado e do país

Pensem que fantástico do ponto de vista de legado para a cidade de São Paulo, se mudassem o Ceagesp, que ocupa uma área de 760 mil metros quadrados, para uma área às margens do Rodoanel, tirando grande parte destes caminhões da cidade, valorizando o entorno e construindo um estádio naquele ponto.

No local existe uma estação ferroviária e também está prevista até 2014 a passagem da linha laranja do Metrô. Outra, o local fica próximo às rodovias Anhanguera- Bandeirantes, que dão acesso ao aeroporto de Viracopos, no qual de acordo com o planejamento da Infraero, deverá ser o principal aeroporto da Copa 2014.

Sem contar que a região é excelente para realização de shows, shoppings, academias etc. Seria quase uma extensão do Parque Villa Lobos. E assistir futebol neste local. Seria melhor ou pior que o Morumbi para chegar e sair?

Imagine o quanto esta área poderia ser valorizada. Somente com a valorização do terreno o investimento já se pagaria. Se em São Lourenço da Mata este formato funcionará e há interessados, porque não em São Paulo.

Com todo respeito as outras cidades e times, mas costumo dizer que se eu fosse um investidor , entre financiar a construção de um estádio em Cuiabá, Manaus, Natal, Recife, Salvador dentre outras e gastar a mesma coisa para um estádio, por exemplo, para o Corinthians em São Paulo, não teria dúvida onde colocar o dinheiro.

Permanece a guerra de braço no qual o governo paulista insiste no Morumbi e a Fifa em repetir que o estádio não a agrada para abertura. Os novos comentários da Fifa tornariam a reforma do estádio tão cara quanto a construção de um estádio. (Importante: hoje dizem que não haverá dinheiro público, mas até quando este será o discurso. Talvez até não haver mais tempo de um Plano B).

Com os escândalos políticos em Brasília, creio que a capital corre risco até de perder a oportunidade de sediar o mundial, quanto mais realizar a abertura. E Belo Horizonte, que seria a terceira candidata precisará de outros “Ouros de Minas” até 2013, uma vez que dispõem de apenas um hotel 5 estrelas na cidade.

É sempre bom frisar que a Fifa pode dar uma banana para o Morumbi e parafraseando Rubião, personagem de Machado de Assis; “ em Quincas Borba “ Ao vencedor, as batatas".