Programe-se: Prefeitura promove o III Fortaleza em Férias

De sexta (11) a domingo (13), o festival recebe Roberta Sá, Panth e As Rochas, Ana Cañas e Moyséis Marques.

Com o objetivo de realizar um evento que contemple, ao mesmo tempo, o entretenimento, o turismo e a cultura em um dos principais corredores turísticos de Fortaleza, a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), por meio da Secretaria de Turismo de Fortaleza (SETFOR), em parceria com o Instituto Solaris de Arte e Cultura, promove a terceira edição do Fortaleza em Férias. O evento será realizado no período de 11 a 13 de dezembro de 2009, no aterrinho da Praia de Iracema, em frente ao Hotel Sonata de Iracema e à Caixa D’água dos Peixinhos.

O festival acontecerá, todos os dias, a partir das 17h, contemplando diversas ações de esporte, cultura, entretenimento e lazer, com uma estimativa de público de 10 mil pessoas por dia durante o evento.

Fortaleza em Férias atuará como opção para receber com hospitalidade – característica do cearense – os turistas, diversificar e diferenciar a oferta turística da cidade e fortalecer o turismo cultural, além de divulgar Fortaleza como destino turístico.

A terceira edição do evento possui uma programação bastante eclética. Durante o período, acontecerão simultaneamente atividades como: exposição com grande variedade de artesanato cearense, espaço da gastronomia regional, prática de esportes como capoeira, vôlei, entre outros. Também contará com uma biblioteca ao ar livre, espaço para contar histórias, teatro infantil, oficina de pintura, desenho e escultura, shows de humor, apresentações musicais nacionais e locais e de danças e teatro.

Os shows musicais que serão realizados no Fortaleza em Férias incluem atrações locais e nacionais. Na sexta (11) o palco será aberto com a apresentação do compositor e instrumentista Pantico Rocha que trás ao público a banda Panth e As Rochas, que há mais de 2 anos atua no cenário da musica cearense com um repertório que abrange artistas dos mais variados estilos como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Jackson do Pandeiro, Lula Queiroga, além de músicas autorais de Pantico Rocha e Marcus Dias. Às 21h é a vez da cantora e compositora paulistana Ana Cañas, uma das grandes descobertas recentes da música brasileira, apreciada por músicos como Chico Buarque, Toquinho e Seu Jorge. E para encerrar a primeira noite do festival sobe ao palco o sambista carioca Moyséis Marques prometendo o samba tradicional da Lapa, bairro boêmio do Rio de Janeiro.

Já no sábado (12) as atrações musicais prometem muito samba com a apresentação da banda cearense Unidos da Cachorra seguida pelo músico instrumentista Sérgio Loroza, ex-vocalista da banda Monobloco. Para encerrar à noite a cantora Roberta Sá se apresenta com um show do seu último DVD, Pra se ter Alegria. E, para lembrar a importância da música e da cultura brasileira, no último dia do evento, domingo (13/12), às 20h, será feita uma homenagem aos cantores Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga – O Rei do Baião – pelo Dia Nacional do Forró.

Programação

Sexta – feira (11/12)

17h – Oficinas de arte e educação e Feira Mix
18h – Shows de humor
18h30 – Aula de samba
19h – Show com a cantora Ana Cañas
21h – Show com o instrumentista cearense Pantico Rocha
22h – Show com o cantor Moises Marques

Sábado (12/12)

17h – Aulas de tai chi chuan e exposição de artesanato
18h – Aulas de Culinária e apresentação artística do Grupo Musical Unidos da Cachorra
20h – Show com o cantor e ator Sérgio Loroza
22h – Show com a cantora Roberta Sá

Domingo (13/12)

17h – Escolinha de surf para crianças e adolescentes, biblioteca ao ar livre e oficina de cordel
18h – Aulas de forró, aulas de culinária regional com degustação de receitas tipicamente cearenses e nordestinas e desafios de repentistas
19h – Embolando na praia com apresentação de emboladores cearenses
20h – Comemoração do Dia Nacional do Forró – Homenagem a Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga “O Rei do Baião”

Fonte: Prefeitura de Fortaleza