PCdoB-São Luis entrega prêmio e lança livro Ideias e Rumos dia 17

O Comitê Municipal do PCdoB em São Luís e o gabinete do deputado federal Flávio Dino confirmaram para o dia 17, às 18 horas, a realização da solenidade de entrega do Prêmio José Augusto Mochel 2009. Na mesma data e horário será feito também o lançamento do livro Ideias e Rumos, com a presença do presidente nacional do partido e autor do livro, Renato Rabelo. A solenidade será realizada no auditório do Quality Hotel Grand São Luis (Antigo Vila Rica), no centro da capital maranhense.

O prêmio José Augusto Mochel 2009 homenageará a Comissão Pastoral da Terra, na categoria premiação institucional. A homenagem póstuma será dedicada à militante comunista Dica, que faleceu em outubro passado.

Os demais agraciados com o prêmio são a educadora popular Maria Ribeiro; o Bispo D. Xavier Gilles; os dirigentes comunistas Eurico Fernandes e Etelvino Oliveira; e o juiz aposentado José Ribamar Heluy. Haverá ainda uma premiação especial dedicada ao Secretário Nacional de Organização do PCdoB, Walter Sorrentino.

Prêmio

O Prêmio José Augusto Mochel, criado em 2007, é uma iniciativa conjunta do PCdoB de São Luis e do mandato do deputado federal Flávio Dino. O objetivo é homenagear militantes políticos, lideranças de esquerda e entidades da sociedade civil que tenham se dedicado à luta democrática, popular e socialista no Maranhão.

Em sua primeira edição, o prêmio homenageou o jornalista Neiva Moreira; o militante do movimento negro João Batista; o líder camponês Manoel da Conceição; o líder sindical rural Antonio Campos; o médico e militante comunista William Moreira Lima; e a Sociedade Maranhense dos Direitos Humanos.

Na edição de 2008, o Prêmio foi entregue à deputada Helena Barros Heluy; ao jornalista Walter Rodrigues; educadora popular e sindicalista Lindalva Barros; ao ex-vereador Ananias Neto; à líder comunista Maria Aragão(in memoriam) e à Associação de Saúde da Periferia(ASP).

Mochel

José Augusto Mochel foi militante do movimento estudantil secundarista e universitário, que teve sua atuação marcada pelo combate à ditadura militar. Participou ativamente da luta pela redemocratização, apoiou as lutas de resistência camponesa num momento de graves conflitos pela posse da terra. Participou da luta pela anistia e ajudou a fundar a Sociedade Maranhense de Defesa dos Direitos Humanos. Por causa de sua atuação política foi demitido do serviço público.

Atuou ainda no processo de reorganização do PCdoB no Maranhão, tendo sido candidato a deputado federal nas eleições de 1982 pelo PMDB, à época o espaço de atuação do partido, que estava na ilegalidade imposta pela ditadura.

Iniciou sua pós-graduação em São Paulo, onde continuou sua militância no PCdoB. Foi um dos fundadores da Associação Nacional de Pós-Graduandos, entidade da qual foi diretor.

Deixou inconclusa sua dissertação de mestrado que tratava do uso de plantas medicinais como anti-inflamatório quando faleceu em 28 de março de 1988, vítima de um acidente de trânsito. 

Da redação local