Lula Morais destaca crescimento do País com o Governo Lula

O deputado Lula Morais (PCdoB) destacou na sessão desta quinta-feira (10/12), a matéria de capa da edição mais recente da revista The Economist. A publicação fala do bom momento econômico e social do Brasil, ressaltando aspectos como democracia, crescimento econômico, estabilidade monetária, inflação baixa e controlada.

Segundo o parlamentar, a revista aponta dados que mostram de “maneira clara” a melhora do País na era Lula. O deputado ressaltou que nos tempos de Fernando Henrique Cardoso, o Risco Brasil batia 2.700 pontos, no atual governo apenas 200. O salário mínimo, na era FHC era equivalente a 78 dólares, já no governo Lula a 210. O comunista ressaltou ainda que a dívida do FMI foi paga pelo atual presidente, foram geradas 45 extensões universitárias e foram criadas 214 escolas técnicas.

Em relação aos valores e reservas do Tesouro Nacional, na era FHC chegou a 185 bilhões de dólares negativos. No governo Lula, 230 bilhões de dólares positivos. “Temos uma reserva que ultrapassou as reservas cambiais”, salientou. Entre os outros dados citados, o parlamentar ressaltou que o Produto Interno Bruto (PIB) atualmente é de 34% e que no governo anterior era 14%. No que diz respeito à mobilidade social, 23 milhões de pessoas saíram da linha da pobreza. Na época de presidente tucano, o número era de dois milhões.

Em aparte, o deputado Fernando Hugo (PSDB) salientou a importância do Plano Real, que, segundo ele, propiciou a estabilização econômica, o controle da inflação e a adoção de metas de responsabilidade fiscal pelo governo federal e pelos estados. A iniciativa foi de Fernando Henrique Cardoso e, conforme Hugo, na época o PT votou contra.

Os deputados Roberto Cláudio (PHS) e Dedé Teixeira (PT) enfatizaram a “visão de estado que o PT está construindo, possibilitando assim um país com melhor qualidade de vida e inclusão social”. “Houve uma mudança conceitual no Brasil. Existia uma crença de que o País reduzia a influência do estado sobre o mercado. Lula desfez de forma significativa isso”, disse Roberto Cláudio.

Esclarecimento

Ainda sobre o pronunciamento de ontem, em que Lula Morais rebateu as acusações enviadas pelo Ministério Público Federal do Estado de São Paulo à Procuradoria Geral da República sobre ilegalidades na ajuda de campanha para o PCdoB. Ele ressaltou a matéria publicada no Diário do Nordeste, em que, segundo ele, fica evidenciado que a contribuição que o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) recebeu foi regular, de forma legal e transparente.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL