Capoeiristas promovem formatura no Ginásio Paulo Sarasate

Uma grande roda de capoeira será formada no Ginásio Paulo Sarasate nesta quarta, 09, a partir de 19h, com os membros da Associação Zumbi Capoeira.

Capoeira

Na ocasião, serão realizados batizados, quando os alunos que praticam capoeira cotidianamente reafirmam seu compromisso com a arte e a responsabilidade de dar continuidade ao legado do grupo, organizado pelo mestre Lula.

Grande parte dos participantes do batizado já atua em projetos de democratização da prática da capoeira, como o Programa Esporte na Comunidade, da Secel, que fomenta o acesso ao esporte e ao lazer para mais de 3,5 mil crianças e jovens de 40 comunidades da Capital.

No ritual da troca de cordas, os alunos são apresentados à comunidade de capoeiristas e participam de uma roda juntamente com mestres convidados. Ao longo do jogo, é confirmada a graduação. Após o batizado, alunos de cordas verdes, amarelas e roxas passam a atuar como instrutor, professor e contra mestre, respectivamente.

Ao final vai haver a apresentação do espetáculo Elementais, que conta a história de uma tribo, imaginária, com seus costumes e crenças bem definidos, que vive harmoniosamente com os elementos da natureza e as energias de tudo que existe no universo, principalmente a energia humana. Complicações fazem com que a tribo sinta necessidade de integrar indivíduos de fora em seus ensinamentos.

Serviço

Associação Zumbi Capoeira promove formatura, rodas e espetáculo Elementais. Nesta quarta-feira, no Ginásio Paulo Sarasate, a partir das 19h.

Fonte: Assessoria de impresa da Secel