Com trocas, artistas cearenses apostam na economia solidária

No Ceará, região Nordeste brasileira, uma experiência tem mostrado que a economia solidária também pode estar presente no meio cultural. Através de trocas de bens, serviços e conhecimentos, um coletivo de artistas tem vivido na prática os conceitos dessa nova economia. As atividades acontecem no Café Teatro das Marias, localizado na Praia de Iracema, uma das áreas de maior movimentação turística de Fortaleza, capital cearense.

De acordo com Valéria Pinheiro, Coreógrafa e fundadora do Café das Marias, a experiência com as trocas começou no início deste ano, como uma forma de sobrevivência. Ela explica que por causa das despesas altas com as quais tinham que arcar, a única ideia que tiveram para sobreviver foi estabelecer uma relação de trocas. "A partir daí, passamos a trocar bens, aprendizados, serviços, até limpeza", informa.

O coletivo é composto por cinco grupos, que incluem desde percussão, dança, bandas musicais e Pontos de Cultura. Ao todo, cerca de 200 artistas cearenses compartilham a ideia e a experiência de levar adiante suas atividades através do escambo de serviços.

Com a consolidação de tal empreendimento está sendo criada a moeda alternativa "Ubuntu", que deve agregar valor específico a cada serviço de troca. "Vamos definir o valor das coisas. Vai ter preço de lavar o banheiro, preço do aluguel do teatro, entre outros serviços", informa. "Estamos no momento de valorar e isso pode mudar tudo, porque pode voltar para trás e parecer capitalismo. É preciso ter cuidado", comenta Valéria.

Com poucos recursos, os grupos fazem apresentações ao público que arrecadam a renda necessária para levar o Café Teatro adiante. O projeto da moeda social está ainda em fase de planejamento. Atualmente estão em processo de escolha do lastro e ainda não há previsão de quando a moeda social será lançada.

O Café Teatro das Marias fica na Rua Senador Almino, 233-A – Praia de Iracema, Fortaleza (CE). Contato pelo telefone: (85) 3219-4939.

Fonte: Adital