Sem categoria

Para Aécio nome tucano pode sair na sexta; serristas duvidam

definição do nome do PSDB para concorrer a presidente pode sair nesta sexta-feira (11), numa reunião no Piauí, entre ele e o governador de São Paulo, José Serra. Aécio vem pressionando por uma decisão rápida. O anúncio foi recebido com ceticismo nos círculos pró-Serra, que querem adiar a questão para o mais perto do limite legal, em abril.

"O que eu posso garantir para vocês é que não passará do início de janeiro. Passadas as festas, já volto, na semana seguinte, para tomar uma decisão", disse o governador, que participou nesta segunda-feira da Convenção dos tucanos de Minas para homologar a nova chapa do diretório estadual do PSDB.

Perguntado se essa decisão poderia ser antecipada para esta semana, Aécio foi direto: "Eu acho que sim. Nessa conversa com o governador Serra."

Dois tucanos, dois raciocínios opostos

Nos últimos dias, Aécio tem dado pistas de que vai recuar do projeto presidencial. Nesta segunda-feira, ele disse que as eleições em Minas são sua prioridade pessoal. Caso não saia para presidente, Aécio diz que será candidato ao Senado, visando reforçar o palanque do PSDB em Minas e eleger como seu sucessor o atual vice, Antônio Augusto Anastasia.

Aécio e Serra disputam a condição de candidato da oposição à Presidência. Mas a recuperação econômica, os escândalos de corrupção atingindo políticos demo-tucanos e o prestígio em alta do governo Lula – confirmado nesta segunda-feira por uma nova pesquisa CNI/Ibope – levam Serra a tentar ganhar tempo e examinar alternativas, como a de desistir da disputa presidencial e candidatar-se à reeleição em São Paulo. Na pesquisa, o índice de 'bom' e 'ótimo' do governo federal subiu de 69% para 72%, em relação a setembro, e o índice de 'ruim' e 'péssimo' recuou de 9% para 6%.

O governador mineiro faz o raciocínio oposto ao de Serra. Ele é menos conhecido do eleitor (segundo a CNI/Ibope, apenas 30% o conhecem, 'bem' ou 'mais ou menos', índice inferior aos 699% de Serra, aos 35% do socialista Ciro Gomes e aos 32% da petista Dilma Rousseff, superando apenas os 21% da verde Marina Silva). Alega que precisará de tempo para viabilizar sua candidatura.

Para Noblat, "só ó há uma hipótese"

As reações na internet de bloqueiros engajados na torcida por Serra foi de ceticismo. "Só há uma hipótese de a previsão de Aécio se confirmar: caso ele aproveite o encontro para abdicar de sua candidatura. Dificilmente o fará", previu Ricardo Noblat, do Globo Online.

Serra não cede. O que significa que a última afirmação de Noblat pode ser desmentida, nesta sexta-feira ou três semanas mais tarde, deixando Serra na contingência de concorrer ao Planalto por desistência de Aécio.

Da redação, com agências