II Conferência Estadual de Cultura do Ceará começa hoje

O Ceará realiza a II Conferência Estadual de Cultura nos desta terça-feira (8) a quinta-feira (10), no Condomínio Espiritual Uirapuru em Fortaleza.

Os 600 delegados debatem no encontro os rumos das políticas públicas para o setor e constroem coletivamente o Plano Estadual da Cultura em debate democrático, permanente e continuado. Assim, artistas, agentes, gestores, produtores, representantes de entidades, de etnias e estudiosos da cultura, refletem sobre o desenvolvimento cultural do Ceará. Deste encontro também saem as demandas que serão levadas para a II Conferência Nacional de Cultura, com a eleição de 60 delegados cearenses.

A abertura oficial será nesta terça-feira, às 20 horas, no anfiteatro do Centro Dragão do Mar, com palestra do Secretário da Cultura, Auto Filho sobre o Federalismo Cultural, seguida de show gratuito para a população com a cantora Kátia Freitas, Cristiano Pinho, Quinteto de Cordas (Maranguape) e os maracatus Az de Ouro e Nação Tremembé.

O Ceará foi um dos estados brasileiros a convocar o maior numero de conferências municipais. Ao todo, 164 municípios (cerca de 89%) realizaram consultas públicas sobre a cultura. O Governo do Estado do Ceará ainda realizou etapas regionais que reuniram os delegados eleitos pelos municípios para rediscutir as metas, pautas e sugestões a serem levadas aos três dias da Estadual em Fortaleza.

A realização da Conferência Estadual de Cultura do Ceará é uma importante etapa no processo de construção democrática de uma política pública de cultura para o Estado do Ceará, pois ratifica a cultura como pauta obrigatória na agenda social dos governos. Têm o objetivo de construir coletivamente uma política pública de cultura de Estado, que ultrapassem os mandatos eletivos como instrumentos apartidários e públicos e estabeleçam compromissos com o desenvolvimento cultural do Ceará.

A 2ª CEC-Ceará reflete uma postura iniciada em 2007 pelo Governo do Estado do Ceará em proporcionar debates públicos e abertos sobre a gestão cultural. Iniciou-se com a Constituinte Cultural do Ceará, em 2007, e culmina 2009 com a elaboração, de modo participativo, do Plano Estadual da Cultura.

As discussões 

Em torno dos eixos temáticos definidos no tema geral da Conferência Nacional: “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, os debates no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) tem início às 8 horas do dia 9, com plenária para leitura, votação e aprovação do Regimento Interno da Conferência. As discussões seguem até as 18 horas. A partir das 19h30min da noite e durante os intervalos acontecem apresentações artísticas com participação do Coral Vozes de Cera (Fortaleza), Coral da Associação dos Funcionários Aposentados Do Banco Do Estado Ceará (Afabec) e das dramistas de Beberibe. A noite às 19h30 apresenta-se o grupo vocal DIZ Bocados (Fortaleza), Bossa Evernova (Aracati) e Circo Escola Canoa (Aracati).

No dia 10, será realizada às 8 horas a plenária para apresentação de propostas e votação. Às 11h30min, serão eleitos os delegados para a II Conferência Nacional de Cultura, culminando com uma plenária final e encerramento às 14h30min. O encerramento será marcado pela apresentação do Coral do Sindicato dos Bancários.

Etapa Nacional 

O levantamento realizado pela Coordenação Executiva da II Conferência Nacional de Cultura (II CNC) revelou que 2.529 municípios brasileiros realizaram suas conferências de cultura locais. Com relação à primeira edição da iniciativa, promovida pelo Ministério da Cultura, em 2005, houve um aumento de 112%, pois naquele ano, apenas 1.192 municípios se envolveram no debate cultural.

Em números absolutos, a Bahia foi a unidade da Federação que alcançou a maior mobilização – 369 de seus municípios promoveram debates locais. Já em termos territoriais, o Nordeste, com a adesão de exatos 1.000 municípios, foi a região que obteve o melhor desempenho. Neste quesito, o resultado do Ceará é expressivo e percentualmente o maior da região: 89,1% dos municípios envolvidos, ou seja, 164 cidades realizaram suas conferências municipais. Veja as fotos no flirck das Conferências: http://www.flickr.com/photos/dialogosdacultura

Serviço:

II Conferência Estadual de Cultura

Data: 8 a 10 de dezembro de 2009
Local: Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU)
Horário: 8h às 18h

Abertura oficial da CEC

Local: Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC)
Data: 8 de dezembro
Horário: 20h

Mais informações: 3101.6745

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secult