Durante lançamento de livro, Inácio Arruda enaltece Patativa

Inácio destaca vida e obra de Patativa do AssaréPolíticos, secretários de estado, intelectuais, artistas e empresários prestigiaram o lançamento do livro “Patativa do Assaré – Poeta Universal” uma coletânea de artigos de vários escritores cearenses sobre a obra do poeta, organizado pelo senador Inácio Arruda.

Lnaçamento do Livro Inácio Arruda

O escritor Oswald Barroso fez a apresentação do livro, falando sobre a vida simples de Patativa, do amor dele pelos filhos e netos e da maneira carinhosa como tratava os amigos, escritores e pesquisadores que o procuravam. “Patativa é um mito, mas um mito verdadeiro” completou Oswald.

O lançamento ocorreu no Centro Cultural Oboé, na noite do dia 04 de dezembro. Na ocasião, o senador Inácio Arruda ressaltou a importância da obra de Patativa, que cantou as experiências inerentes ao ser humano e à natureza, sem deixar de carregar a marca da brasilidade, daí ser considerado um poeta universal.

A poesia de patativa, conforme escreveu Inácio, “possui o cheiro da terra molhada, o som do aboio do vaqueiro e é livre como aves de arribação, que voam pelo mundo afora, mas retornam sempre para o sertão, onde está a sua morada e sua inspiração para voar sempre mais”.

Durante a solenidade, o senador Inácio Arruda ofereceu ao secretário de Cultura, Auto Filho, presente ao lançamento, 200 livros para as bibliotecas de escolas do Estado. Presentes ainda a secretária de Cultura do Município de Fortaleza, Fátima Mesquita, os deputados estaduais Lula Morais e Carlomano Marques, o deputado federal Chico Lopes, o reitor do IFET, Cláudio Ricardo, a diretora do Centro Cultural Dragão do Mar, Maninha Morais, entre outros.

Os artigos do livro “Patativa do Assaré – Poeta Universal” foram escritos por Assis Ângelo, Cândido B. C. Neto, Gilmar de Carvalho, Inácio Arruda (organizador), Joan Edesson, Oswald Barroso, Plácido Cidade Nuvens, Rosemberg Cariry, Sylvie Debs e Tadeu Feitosa.

Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda