Sem categoria

Boca-de-urna na Bolívia dá Evo reeleito com 60% dos votos

Evo Morales reelegeu-se presidente da Bolívia neste domingo (6) com um percentual dos votos que oscila entre 59,1% e 63,2% dos votos, segundo as diferentes pesquisas de boca-de-urna. Todas confirmam que o líder sindicar indígena não precisará de um segundo turno.


O número 59,1% foi divulgado pela TV estatal boliviana, que atribuiu 24,0% ao principal concorrente de Evo, o militar direitista Manfred Reyes Villa, e 11,2% ao terceiro colocado, Samuel Doria Medina.

A rede ATB indicou que Evo venceu com 63,2% dos votos, Reyes teve 24,1% e Medina 7,7%. A rede PAT dá ao atual presidente 61%, a Reyes 25% e a Medina 10%. A emissora Telesur afirma que Morales obteve 62% dos votos, contra 23% de Reyes Villa.

Os números superam nitidamente as pesquisas anteriores, que atribuiam a Evo uma intenção de voto da ordem de 51% a 55%.

Para ser eleito no primeiro turno, o mandatário precisava de mais de 50% dos votos, ou de 40% com uma diferença de 10 pontos percentuais sobre o segundo mais votado.

Em La Paz, centenas de seguidores do presidente tomaram as ruas aos gritos de "Evo, Evo, Evo" antes mesmo da divulgação das pesquisas de boca-de-urna.

Está previsto um pronunciamento de Evo ainda nesta noite, mas apenas depois que a apuração consolidar uma tendência, inclusive sobre a composição das duas casas legislativas, também eleitas neste domingo. Durante o dia, porém, o primeiro presidente indígena da Bolívia comentou que esperava ganhar inclusive nos departamentos do oriente, a chamada 'meia lua', redutos da oposição.

"Estou certíssimo que vamos vencer nos nove departamentos", disse Morales em Cochabamba. "Não haverá 'meia lua', haverá uma lua cheia a partir destas eleições", brincou Evo Morales.

Da redação, com agências