BA: Sinjorba cria diretoria de Gênero e Promoção da Igualdade

Promover a igualdade de gênero e raça, com o combate à discriminação da mulher jornalista e do jornalista negro no ambiente do trabalho e na sociedade, desponta como principal missão da diretoria de Relações de Gênero e Promoção da Igualdade Racial do Sindicato dos Jornalistas da Bahia – Sinjorba. Concebida durante o X Congresso Estadual da entidade, realizado nos dias 26 a 28 de dezembro, em Salvador, a nova pasta ficará responsável por articular as ações afins com as demais diretorias.

A promoção de debates quanto aos mecanismos utilizados pela mídia para tratar de temáticas relacionadas ao negro e à mulher, e a defesa de uma maior participação dos dois segmentos nos espaços públicos e mercado de trabalho complementam a temática pró-equidade de gênero e raça da diretoria, que também gere intercâmbios com países africanos e demais em afinidade cultural com o Brasil.

Prática um tanto comum entre outras organizações sindicais, a exemplo dos comerciários e bancários da Bahia e São Paulo, uma diretoria específica para tratar da luta contra o preconceito foi anunciada como uma das maiores conquistas da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (COJIRA-BA) – entidade vinculada ao Sinjorba – ao encerramento do Congresso. O próximo passo é a consolidação de um Grupo de Trabalho, em fase de formação, com a contribuição das COJIRAS de outros estados, junto à Secretaria Especial da Presidência da República de Promoção da Igualdade Racial, para desenvolvimento de projetos. Na pauta, a capacitação de profissionais para a cobertura de eventos ignorados pela grande mídia, e a capacitação em militância e liderança em discussão racial em articulação com as universidades.

Diploma de jornalista

Outro ponto forte do Congresso do Sinjorba foram as discussões em torno da decisão do Supremo Tribunal Federal – STF quanto a não-obrigatoriedade da exigência do diploma de jornalista para o exercício da profissão. “A decisão do STF não atinge só aos jornalistas, mas a toda sociedade, pois compromete a qualidade do jornalismo”, criticou a diretora da Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj, Valci Zuculoto, logo na abertura do evento.

Opinião partilhada pela presidente do Sinjorba, Kardé Mourão, que ressaltou a luta da entidade em defesa do diploma. Na própria quinta-feira (26/11), inclusive, aconteceu ainda um Ato Político reforçando a bandeira da categoria. O deputado federal Emiliano José (PT), que também compôs a mesa de abertura e é jornalista de formação, endossou o coro, ratificando a importância do diploma para a qualidade e idoneidade no trato diário com a informação de interesse público.

A abertura contou, ainda, com as presenças do Secretário de Comunicação do Estado, Robinson Almeida; do deputado estadual, Álvaro Gomes (PCdoB-BA); da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT) entre outras personalidades. Além do debate sobre a questão do diploma, a programação do Congresso tratou de temas como a imprensa negra, o ensino do jornalismo e o mercado de trabalho; envolveu oficinas de newsletter, fotojornalismo e jornalismo e sustentabilidade; e contou com o lançamento de blogs e livros. Ao final, foi eleita a Comissão de Redação da Carta de Salvador e aprovado o Novo Estatudo do Sinjorba.

De Salvador,
Camila Jasmin com informações da Ascom/COJIRA-BA e Assessoria FTC