Lideranças políticas cearenses filiam-se ao PCdoB

Lideranças políticas – professores, servidores da prefeitura e figuras de renome no cenário esportivo cearense participam de ato de filiação ao PCdoB.

Filiação PCdoB/CE

O ato simbólico de filiação aconteceu na noite desta segunda-feira (23/11), na sede municipal do PCdoB em Fortaleza. O auditório César Uchôa ficou pequeno para o grande número de lideranças políticas – professores, servidores da prefeitura e figuras de renome no cenário esportivo cearense que, a convite do secretário de Esporte e Lazer do município, Evaldo Lima, filiaram-se em conjunto ao PCdoB.

A mesa de abertura do ato, dirigida por Andrea Oliveira, membro da Comissão de Comunicação Estadual do PCdoB, contou com as presenças do deputado estadual Lula Morais, do Secretário de Saúde do governo do estado João Ananias, do jornalista Messias Pontes, do presidente do comitê municipal Luís Carlos Paes, do secretário de comunicação da direção estadual Inácio Carvalho e de Evaldo Lima. Também participaram do ato as assessorias da vereadora Eliana Gomes, do deputado federal Chico Lopes e do senador Inácio Arruda.

Em sua intervenção, Luís Carlos Paes destacou a importância da vinda de novos militantes para o PCdoB e relembrou a trajetória de 87 anos do partido, desde a sua fundação em 1922, e os 60 anos de luta na clandestinidade. Para ele, “os que agora chegam são herdeiros dos ideais de João Amazonas, Pedro Pommar, Bergson Gurjão e dos guerrilheiros do Araguaia, aqueles que dedicaram suas vidas ao sonho de transformar a sociedade brasileira através do socialismo”.

Lula Morais relatou a sua própria experiência de filiação ao partido em 1979, quando ainda era estudante de medicina da UFC e contribuiu para a reconstrução do PCdoB no Ceará. Segundo ele, “aqueles eram momentos difíceis, ainda estávamos na ilegalidade e entrar para o PCdoB era algo muito sigiloso. Agora podemos nos reunir aqui na nossa sede publicamente e receber novos quadros que ajudarão a construir um partido de massas”, comemorou.

Messias Pontes também falou sobre a sua entrada no PCdoB, quando os militantes da Ação Popular (AP), grupo do qual fazia parte, decidiram entrar em bloco no partido no final da década de 60. Visivelmente emocionado, ele saudou a chegada dos novos filiados, em especial o retorno de Elza Ferreira, jornalista e coordenadora de comunicação da prefeitura de Maracanaú, que militou no partido durante os seus tempos de movimento estudantil. “Elza, você está finalmente de volta a sua casa”, afirmou Messias.

João Ananias, um quadro recente do PCdoB cearense, cumprimentou os vários filiados oriundos do Partido dos Trabalhadores presentes no ato e contou porque escolheu o partido, há pouco mais de 6 anos. Segundo ele, “no PCdoB eu encontrei algo que eu não enxergava em outras agremiações partidárias – unidade política e ideológica, sem divisões, grupos ou alas; esses fatores foram decisivos para que eu decidisse entrar no PCdoB”.

Inácio Carvalho, falando em nome da direção estadual do PCdoB, parabenizou Evaldo Lima e os militantes comunistas atuando na Secretaria de Esporte e Lazer (Secel) pela iniciativa de construir o ato de filiação. Segundo ele, esse crescimento é fruto de um trabalho competente, mesmo em condições adversas, “o PCdoB, através do Ministério dos Esportes, é hoje uma referência nacional na área, dirigimos mais de 400 secretarias de esporte em todo o país”.

Para finalizar as intervenções de abertura do ato fez uso da palavra Evaldo Lima. Ele recitou um poema do teatrólogo alemão Bertold Brecht, “Quem é o partido?” e agradeceu efusivamente a todos os que resolveram aceitar o chamado para ingressar nas fileiras do PCdoB, “vocês escolheram ‘tomar partido’, vocês escolheram um lado para poder intervir na luta de idéias que hoje se trava na sociedade” e acrescentou, “agora compartilhamos juntos a utopia possível e necessária de um mundo livre da exploração, da desigualdade e da injustiça”.

Em seguida, sob muitos aplausos, os novos integrantes do PCdoB seguiram um a um para frente do auditório, onde assinaram as suas fichas de filiação, abonadas pelos membros da mesa. Em um momento de muita descontração, os novos filiados posavam para fotos e, em breves palavras, manifestavam a alegria por entrar no PCdoB e as suas expectativas para o futuro.

Um dos mais entusiasmados era o assessor institucional da Secel, Roberto Ito. Ele foi o último a assinar a sua ficha de filiação e aproveitou o ensejo para fazer um discurso comovido, “entrar no PCdoB é um gesto voluntário, resultado de muita reflexão, é um casamento que não exige juiz, nem cartório; nosso objetivo é ajudar a construir a luta e fazer um PCdoB do tamanho do Brasil”. Ele terminou puxando uma palavra de ordem, acompanhada por todos, em uníssono:

“Um, dois, três,
Quatro, cinco, mil!
E viva o Partido
Comunista do Brasil!”

Entre outros, foram filiados:

• Antônio Evandro Ferreira Lima – bancário.
• Antônia Matias de Alencar – Advogada, coordenadora jurídica da Secel e integrante da Associação de Escritores e Jornalistas do Brasil.
• Custódio Albano Albuquerque Jr. – empresário e assessor institucional da Secel.
• Elza Ferreira – jornalista e coordenadora de comunicação da prefeitura de Maracanaú.
• Fabrine Andrade Silva – historiadora e coordenadora de Esporte Educacional da Secel.
• Henrique Gurjão – para-atleta de natação e coordenador de Paradesporto da Secel.
• Kelly Vilanova – socióloga e secretária executiva da Secel.
• Isalice Silva – administradora e coordenadora do programa 2° Tempo da Secel.
• Sheyla Parente Tomé – professora de história.
• Max Diogo de Carvalho – contabilista e assessor administrativo financeiro da Secel.
• Ronaldo Arruda (Tucano) – presidente da Associação dos Skatistas de Maracanaú (ASMA).
• Carlos Augusto Alves Filho – diretor da Federação Cearense de Skate e assessor de comunicação da Secel.
• Rivanildo José Lima da Silva – educador físico e diretor da Federação Cearense de Caratê Esportivo.
• Suzana Maria Lobo Catunda Lima – bancária.
• Eduardo Ferreira Lobo – jornalista e assessor de comunicação da prefeitura de Maracanaú.
• Mauro José Henrique – cinegrafista, cineasta e professor do Encine.
• José Leite de Oliveira Jr. – professor do Curso de Letras da UFC e autoridade nacional no ensino do Esperanto.
• Marcos Aurélio Soares Pinto – servidor público municipal da SER IV.
• Edilelson Gomes Vieira (Tonhão) – diretor da Associação de BMX do Antônio Bezerra e assessor de esportes radicais da Secel.
• Marisa Botão de Aquino – mestra em educação e diretora do Conselho Regional de Educação (CRED).
• Roberto Ito – empresário e assessor institucional da Secel.

De Fortaleza,
David Aragon