Jornalistas de Salvador fazem manifestação em defesa do diploma

Estudantes e profissionais da comunicação participaram nesta terça-feira (24/11), em Salvador, de uma manifestação em defesa da exigência do diploma para jornalistas. O protesto teve como palco a Reitoria da Universidade Federal da Bahia, no Canela. O protesto, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), chamou à atenção para a necessidade de formação superior para se exercer a profissão.

Para Kardé Mourão, presidente do Sinjorba, o sentimento de muitos jornalistas é de frustração. Anseio compartilhado por muitos estudantes que sempre sonharam em exercer a profissão e estão com o futuro incerto, como Eliane Sampaio. Ela, que é estudante do sexto semestre de jornalismo na FIB (Faculdade Integrada da Bahia), sente-se constrangida com as ironias que ouve por ter continuado na faculdade, mesmo após a decisão do STF.

O evento serviu também para o lançamento do “Selo Azul”, idealizado pelo jornalista Ipojucã Cabral, que será entregue, na Bahia, aos veículos de comunicação que só contratam jornalistas egressos das universidades. No ato, os estudantes cobraram dos integrantes da Comissão de Constituição e Justiça do Senado a aprovação da PEC dos Jornalistas, prevista para ser votada na quarta-feira (25). O protesto movimentou o Canela, com os estudantes gritando palavras de ordem e um dos slogans do movimento: “Jornalismo de credibilidade tem diploma”.

Congresso estadual

A obrigatoriedade do diploma será um dos principais temas em discussão no X Congresso dos Jornalistas da Bahia, a ser realizado entre os dias 27 e 28 de novembro na Faculdade FTC, localizada na avenida Paralela, em Salvador. A programação de três dias inclui oficinas, palestras, debate sobre a organização do segmento e um ato político em defesa do diploma de jornalismo como exigência ao exercício da profissão. Com o tema “Do Analógico ao Digital: Novos Desafios após a Decisão do STF sobre o Diploma”, o Congresso promovido pelo Sinjorba, pretende mexer com a auto-estima da categoria, cuja mobilização é cada dia mais difícil.

Segundo o diretor de Comunicação do Sinjorba, Moacy Neves, com o evento o Sindicato quer discutir a atual realidade do mercado de trabalho, suas transformações e os desafios que os profissionais têm à frente. Para ele, os jornalistas vivem um momento de muita ansiedade e expectativa, por conta da indefinição sobre a regulamentação profissional, os salários aviltados, a redução do emprego formal e as exigências cada vez maiores nas redações e assessorias. “Sem dúvida, enfrentamos um tempo de muita apreensão e o maior desafio que temos a superar, o qual este Congresso pretende se debruçar, é como iremos enfrentar coletivamente esta nova realidade”, diz ele.

O X Congresso terá a presença de Valci Zuculotto,Diretora da Fenaj, que debaterá questões como diploma e Fenajprev (plano de previdência). Entre os palestrantes e convidados estão os jornalistas e professores Sérgio Mattos, Emiliano José, Alberto Oliveira e Messias Bandeira, além do secretário de Comunicação de Salvador, jornalista André Curvello e o secretário estadual de Comunicação, Robinson Almeida.

De Salvador,
Eliane Costa com agências