Veteranos do basquete se encontram em Fortaleza

O XXV Campeonato de Basquete Master teve início neste sábado, com público numeroso e uma partida entre as estrelas do basquete nacional

basquete master

A noite do último sábado (21 de novembro) foi movimentada para os praticantes de basquete master de todo o Brasil: Fortaleza sediou a abertura do tradicional encontro anual dos jogadores.

O evento aconteceu no Ginásio Paulo Sarasate, onde também fica a sede da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura, a Secel, apoiadora do evento. Ao final das apresentações das delegações, um jogo estelar: de cada lado da quadra, nomes importantes da história do basquete nacional: Marta, Gerson, Joel, Joyce. Os jogos continuam até dia 28 de novembro.

A noite contou ainda com a presença de Vlamir Marques, duas vezes campeão mundial. “Estamos vivendo uma oportunidade única de troca entre o passado e o futuro”, acredita o veterano. Isso porque o Ginásio estava cheio de crianças correndo de um lado a outro, satisfeitos com seus uniformes. “O maior prazer é mesmo a qualidade de vida que o esporte traz. Claro que é bom ganhar, mas aqui a gente quer é ser feliz, brincar, encontrar os amigos”, conta Milton Cantanhede, da delegação do Amazonas.

Entre as muitas homenagens da noite, uma se destacou pela conexão que fez para além do esporte: foi entregue uma placa para a família de Bergson Gurjão Farias, estudante de Química da Universidade Federal do Ceará e militante do PCdoB, morto pela Ditadura Militar nos anos 70. Bergson teve os seus restos mortais identificados em julho deste ano e foi postumamente anistiado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos.

Atleta do Náutico, equipe onde conquistou muitas medalhas durante a sua juventude, Bergson foi membro da seleção cearense de basquete.  E dos mais entusiasmados. “Teve uma época em que ele se descuidou dos estudos por conta do basquete”, lembra a irmã Tânia Gurjão Ao lado dela, a mãe Luiza e a prima, Vilma Nobre. “Ficamos muito felizes. Esse é um evento alegre, e ele era muito alegre”, sorri.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secel